BANNER

sábado, 30 de abril de 2011

Justiça determina realização de concurso público em Rosário.

Por uma decisão da Justiça da Comarca de Rosário, após acatar solicitação do da Promotora de Justiça, Elisabeth Albuquerque de Sousa Mendonça, a prefeitura do município terá de demitir, 350 servidores que prestam serviços, sem concurso público. No pedido, a Promotora determinou ao município de Rosário que, em um prazo de 90 dias, publique o edital para realização de concurso público. De acordo com a decisão, o certame deverá ser concluído em seis meses e, em 30 dias, terá que ser feita a nomeação dos aprovados e exoneração dos contratados temporariamente.
Além disso, o prefeito Marcone Bimba, terá 48 horas, para enviar por escrito, a relação de todos os nomes dos contratados. A Recomendação Administrativa Nº. 001/11, do dia 27 de março de 2011, diz que o prazo vence no proximo dia 1º de maio.  Caso o município não cumpra a determinação judicial, terá que arcar com multa diária de R$ 1 mil.

Ensaio do Boi de São Simão


Acontecerá hoje dia 30/04 sábado no povoado são simão a 3 km do municipio de Rosário o primeiro ensaio do bumba meu boi de são simão, a animação vai começa por volta das 21:00 h.

prometendo o mesmo sucesso dos anos anteriores o boi vem inovando em toadas, vestimentas e cantores da terra é o inicio de uma grande jornada ao longo das festas juninas.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Assembleia baixa Resolução para criar novos municípios


A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa publicará, nos próximos dias, projeto de resolução administrativa, assinado pelo presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), que regulamenta as competências do Poder Legislativo do Estado do Maranhão no que se refere a elaboração de estudos de viabilidade municipal para a criação de novos municípios.

A informação foi confirmada pelo próprio Arnaldo Melo em entrevista concedida na tarde desta quarta-feira (27).

O referido projeto foi elaborado com base em estudos feitos pela Mesa Diretora da Casa e foi aprovado, unanimemente, por todos os deputados estaduais.

“Em nenhum momento, a Câmara Federal tomou a prerrogativa das Assembleias Legislativas de criar novos municípios. A única alteração que houve foi a de dar a Câmara a competência de definir o prazo ou período nos quais este processo pode ser realizado”, afirmou Arnaldo Melo.

De acordo com o presidente, o estudo de viabilidade municipal estabelece critérios rigorosos para a emancipação de novas cidades. Estes critérios, também de forma rigorosa, serão avaliados, ao longo do ano, pelo Legislativo Estadual. Para se tornar município, o povoado ou território que atender a todos os critérios ainda dependerá do resultado de uma consulta plebiscitária e aprovação de lei estadual individual por parte do plenário da AL.

“Não posso precisar o número exato de propostas sobre a criação de novas cidades. O que posso afirmar é que iremos avaliar todos os casos com o objetivo de realizar os plebiscitos e votações dos projetos de lei até o final deste ano”, disse Melo.

O estudo de viabilidade municipal tem por finalidade o exame e a comprovação da existência das condições que permitam a consolidação e desenvolvimento dos municípios envolvidos e deverá comprovar, preliminarmente, em relação ao município a ser criado, se foram atendidos os seguintes requisitos: população igual ou superior a seis mil habitantes; eleitorado igual ou superior a 50% de sua população; existência de núcleo urbano já constituído, dotado de infra-estrutura, edificações e equipamentos compatíveis com a condição do município; número de imóveis, na sede do aglomerado urbano que sediará o novo município, superior a média de imóveis de 10% das cidades do Estado, consideradas em ordem decrescente os de menor população; arrecadação estimada superior a média de 10% dos municípios do Estado, considerados em ordem decrescente os de menor população; área urbana não situada em reserva indígena, área de preservação ambiental ou área pertencente à União, suas autarquias e fundações; continuidade territorial.

Atendidos estes requisitos, a Assembleia dará prosseguimento ao estudo de viabilidade municipal abordando os seguintes aspectos: viabilidade econômico-financeira; viabilidade político-administrativa; e viabilidade sócio-ambiental e urbana.

Os estudos de viabilidade municipal serão publicados no órgão de imprensa oficial do Estado e, a partir deste momento, se abrirá prazo de 60 dias para impugnações, por qualquer interessado, pessoa física ou jurídica, perante Assembleia Legislativa.

O site da Assembleia (www.al.ma.gov.br) disponibilizará os referidos estudos para conhecimento público. Além disso, será realizada pelo menos uma audiência pública em cada um dos núcleos urbanos envolvidos no processo.

Caberá ao Legislativo deliberar sobre os estudos e suas impugnações, na forma de seu regimento interno, devendo decidir pela impugnação ou homologação.

Em caso de homologação, a Assembleia autorizará a realização de plebiscito para consultar a totalidade da população do município existente, assim como da área a ser emancipada.

Fonte: Agência Assembleia Legislativa do Maranhão

quarta-feira, 27 de abril de 2011

LARICA DOS MULEKES

acompanhe:

H1N1 e BCG foram roubadas de secretária no PIAUÍ


A secretaria municipal de saúde de Agricolândia foi arrombada neste final de semana, os bandidos quebraram uma das janelas da sala que dar acesso as vacinas, os meliantes levaram as vacinas que serviriam para a campanha de vacinação contra o virus H1N1, ainda foi subtraido da sala de vacina alguma doses de vacina BCG e algumas serigas. O alvo dos ladrões segundo informçaões, era a sala de medicamentos porém a sala é bastante fechada e os mesmos não tiveram acesso. A policia já tem conhecimento do fato e esta apurando para prender os envolvidos no caso.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mortes sobem 133% nas estradas do Maranhão

O feriado da Semana Santa foi trágico nas estradas que cortam o Maranhão. O relatório apresentado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta segunda-feira, mostra que foram registrados 55 acidentes entre quarta-feira (20) e a 23h59h de domingo (24). O elevado número representa 13,75 acidentes por dia.
O que mais chama a atenção são as mortes. A Operação Semana Santa, realizada pela PRF registrou sete, ou seja, 1,75 mortes por dia de feriado, um aumento de 133%, pois em 2010 apenas três pessoas perderam as vidas nas estradas maranhenses. O número de feridos foi significativo: 45. Este representa 11,25 a cada dia nas vias maranhenses durante a Semana Santa.
Mortes
Na última quinta-feira (21), três pessoas morreram na cidade de Caxias, na BR-316. Na sexta-feira (22) foi resgistrada uma morte na na BR-230, em Balsas. No município de Açailândia também teve uma morte. As outras mortes foram na BR-135.
Durante a mesma operação deflagrada pela PRF em 2010 no ano passado, foram registrados 32 acidentes. Número equivalente aos dois primeiros dias de operação neste ano, um aumento de 58,18%.
Ponto positivo
A Operação da PRF não teve só tragédias. Durante os dias de trabalhos do órgão foram registrados 2.923 veículos fiscalizados; 658 autuações diversas; 14 veículos detidos e sete pessoas presas por embriaguês ao volante.

Com informações do Imparcial

Transexual espancada no McDonald’s

acompanhe o video mais acessado da semana:

As cenas são terríveis e mostram várias faces da violência humana. Uma é o ódio irracional aos diferentes, no caso uma transexual que ia ao banheiro de uma franquia do McDonald’s de Baltimore, EUA. Um ódio que por pouco não provocou uma morte estúpida. A outra face é a omissão total de quem deveria proteger clientes numa rede que se orgulha de disseminar uma imagem de bom atendimento aos clientes – e cuja direção geral também se diz chocada com o episódio.

 o video foi visto por minhões na internet.

sábado, 23 de abril de 2011

Dupla rouba motos em São Simão.


Dois elementos portando arma de fogo e encapusados assaltaram na noite do dia 22 de Abril por volta das 23hs  duas motos em São Simão.O primeiro fato ocorreu, quando os ladrões abordaram e amordaçaram o residente do imóvel obrigando o mesmo a entregar a motocicleta; além disso, levaram ainda o aparelho de som da casa.O segundo fato ocorreu minutos depois, só que desta vez foi no conjunto apanteóse de São Simão. Os meliantes novamente abordaram um grupo de amigos que estavam reunidos, os assaltantes pediram a chave da moto ao proprietário errado; onde o mesmo não sabia da chave. Os ladrões eufóricos ameaçaram efetuar o disparo se não aparecesse a chave; o amigo do lado ofereceu a moto dele para que tudo saísse bem.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

São Simão na luta pela emancipação

Cerca de 200 pessoas, vindas do Maranhão em 50 ônibus, fizeram ontem uma manifestação em frente ao Congresso Nacional para pedir a emancipação de mais de 30 povoados do estado. O Maranhão já possui 217 municípios, a maioria carente de infraestrutura básica.
Segurando faixas com os dizeres “emancipação já”, o grupo ocupou o gramado da Esplanada dos Ministérios desde o início da manhã. O presidente do Movimento Maranhense em Defesa dos Municípios, Augusto César, disse que os maranhenses só deixarão o local após a aprovação da PEC 13. De 2003, essa proposta de emenda constitucional retorna às assembleias legislativas dos estados a prerrogativa de criar novos municípios.

Entre os manifestantes, estavam moradores dos seguintes povoados maranhenses que reivindicam o desmembramento de seus municípios, para, segundo dizem acreditar os idealizadores dos movimentos de emancipação, melhor desenvolver os povoados:

Nazaré dos Brunos e Brejinho dos Cocais (Caxias), São Simão (Rosário), Moisés Reis (Codó), Ebenézia 
(Zé Doca), Jacaré do Maranhão (Penalva), Faísa e Cecilândia (Buriticupu), Palmares e Roberto Leite (Itapecuru-Mirim), Ipuiru (Tuntum), Ipiranga e Santa Vitória (Barra do Corda), Novo Bacabal (Bacabal), Santo Onofre (Santa Luzia), Coque (Vitória do Mearim), Palestina (Anapurus), Maracanã (São Luís), Queimadas (Santa Helena), Baixão Grande (São Domingos do Maranhão), Alto Brasil (Grajaú), Calumbi (Presidente Dutra), Coqueiro (São Bernardo), Auzilândia (Alto Alegre), Senador João Alberto (Bom Jardim), Santo Onofre (Santa Luzia do Tide), Barro Duro (Tutoia), Nova Conquista (Zé Doca), Juçaral Mirim (Vitorino Freire), Porto Santo (Turiaçu), Cajazeiras (Codó), Cordeiro (Itapecuru-Mirim), Três Lagos (Lago da Pedra) e Quadro (Zé Doca).

Polêmica – Atualmente, 19 propostas de lei complementar com diferentes requisitos para a emancipação, fusão e desmembramento de distritos tramitam na Câmara dos Deputados – e a expectativa é que a votação ocorra ainda neste primeiro semestre. Entre todas as matérias, a mais adiantada é o Projeto de Lei Complementar nº 416, de 2008, aprovado pelo Senado e encaminhado à Câmara, ao qual estão apensados todos os demais. O tema deverá entrar na pauta das próximas reuniões dos líderes partidários.

O assunto interessa diretamente a 800 distritos em todo o Brasil, que já protocolaram nas assembleias legislativas pedidos de emancipação, de acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Mas os deputados estaduais estão impedidos de legislar sobre o tema até que o Congresso Nacional aprove uma lei complementar estabelecendo os critérios. (Da Redação, com informações do Correio Braziliense)

Greve dos professores continua -MA

  Central de Noticias

Uma assembleia geral dos professores da rede estadual de ensino foi realizada na tarde desta terça-feira (19), na Fetiema, localizada no Canto da Fabril, Centro.
De acordo com o secretário de comunicação do sindicado dos Trabalhadores da Educação do Estado do Maranhão, Sinproesemma, Júlio Pinheiro, declarou à nossa reportagem, a greve dos educadores continua.

Ele ainda revelou que o sindicato vai reunir todos os professores que retornaram as salas de aula para dar continuidade ao movimento grevista.
As reivindicações continuam e a categoria não vai recuar. Segundo o secretário do Sinproesemma, o Governo do Estado tem que acatar as exigências, como: aprovação do Estatuto do Educador e o cumprimento do piso salarial com vigência nacional, pois o Maranhão é um dos seis estados do Brasil que descumpre a Lei do Piso - R$ 1.187 pela jornada de trabalho de 40h semanais (professores do nível médio).

Com informações do O imparcial

terça-feira, 19 de abril de 2011

Agora lascou: Moradores fecham a Rua Frederico Leda em protesto contra o prefeito CASSADO de São Mateus.

Por Jônatas Carlos  do blog SAO MATEUS EM OFF
Com pedaços de madeiras, galhos de árvores e faixas, manifestantes fecharam a Rua Frederico Leda, no Centro de São Mateus do Maranhão. Centenas de pessoas participam do protesto, entre eles, ex-aliados do prefeito CASSADO Rovélio que romperam com o atual prefeito nos últimos dias.



As pessoas começaram a se reunir por volta das 10h50 no cruzamento da Rua Frederico  Leda com a Rua do Esporte, outras entradas de acesso à rua, também foram interditadas. Os manifestantes cansados das promessas do prefeito resolveram realizar o manifesto, já que não tiveram outra alternativa, segundo os moradores, se ninguém tomar providência, a cidade pode até ser excluída do mapa, devido o caos em que nossa cidade se encontra, a Rua Frederico Leda como as demais ruas e avenidas da cidade estão intrafegável, sem falar que a Prefeitura Municipal desde as eleições de 2008 vem recebendo anualmente milhões de reais, para recuperar e pavimentar as ruas.
É como disse o vereador Sebastião Nina numa entrevista ainda no ano passado: “Se São Mateus está assim é ‘graças’ ao prefeito Rovélio”.

Imagens: Valdick Carvalho