BANNER

terça-feira, 24 de novembro de 2009

MORTE DO BUMBA BOI DE SÃO SIMÃO COMEMORA BODAS DE OURO

       







         Em 2009 o Boi de São Simão completa 50 anos de história, cultura e muita alegria das pessoas que fazem parte dessa família.

       O boi de São Simão tem uma preocupação em inovar sem perder suas características e sua tradição,as      indumentarias são conhecidas pela riqueza de seu bordado, sua orquestra pela harmonia e seus instrumentos como o tambor e outros.
       O enredo desse ano trás um passeio pelos 50 anos da brincadeira, onde vai ser retratada a riqueza do jubileu de ouro e também nossa raiz, nossa tradição.



HISTÓRIA DO BOI


         No ano de 1959 no lugarejo chamado Cachoeira de Morros( mais preciso em pindobal)nascia de uma promessa feita pelo sr. José Nazar ( fundador da brincadeira) sua primeira brincadeira na região do Munim. Seu grupo era formado por homens e mulheres e o boi se chamava “Ta na vara” recebendo esse nome devido ao material usado que era o buriti (fruta típica da região do Maranhão), enfiado numa vara. Depois, o grupo foi crescendo e as pessoas ficando mais exigentes, sr. Nazar resolveu aumentar o grupo e fez um touro maior com o nome “Milindro de São João”.Seu Nazar passou pelo povoado de Nambuaçu até chegar em São Simão, onde fixou residência até seu falecimento em 1994. 
       O povoado são simão a 3 km da cidade de rosário nascia o sotaque de orquestra com mais força e divulgação no meio cultural do estado do maranhão, hoje em mundo contemporâneo são simão é conhecida como berço do bumba boi de orquestra.  
após a sua morte do patriarca e fundador do boi sr. josé Ribamar nazar em 1994 a família veio a frente da festança que acontece todos os anos no povoado são simão e atrai diversas pessoas das cidades vizinhas de rosário e fora do estado. Hoje o boi fica aos cuidados de emília justina cabral nazar neta e magno nazar (vereador do município).


TRADIÇÃO DO LOCAL


       Em 1984, foi fundada a Sociedade e construída a sede do boi que fica em São Simão - Rosário/MA, um lugarejo, onde os habitantes vivem basicamente da lavoura, tecelagem de redes e pequenos comércios. Além do boi, o lugar tem outras tradições populares, como a Dança do Lele, Terecô das Velhas, Tambor de Criola, Dança do Coco, Pato Pelado, Porco na Rede entre outras. São importantes também os festejos como o de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do lugar.


PROGRAMAÇÃO DO FESTEJO


SEXTA:  27/11


18:00 - TAMBOR DE CRIOLA 
após  o boi vai ao povoado são miguel a 9 km (retornando em seguida)
22:00 - SERESTA COM O GRUPO DA TERRA DE ROSÁRIO 


SÁBADO: 28/11


16:00 - BANDA FREE LANCE 
20:00 - RADIOLA DE REGGAE ( YTAMARATI)


DOMINGO: 29/11


14:00 - DOIS (2) GRUPO DE PAGODE DE SÃO LUIS
14:00 VESPERAL (DOMINGUEIRA)


2 comentários:

Ray Vieira disse...

É um grande orgulho saber que essa tradição cresce a cada ano. O mundo precisa mais e mais de arte e cultura.... Parabéns a equipe e toda família Nazar. Como filho de São Simão, só tenho a agradecer.
www.rayvieira.blogspot.com

Unknown disse...

sou louco por esse boi quero que vc me consiga um cd que tem a musica da india guerreira o cd antigo pelo amor de Deus. lobosolitario2th@hotmail.com