BANNER

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Rosário tem forum arrombado e processos são jogados no rio

Bandidos arrombaram o fórum de Rosário (a 50 km de São Luís) na madrugada de ontem, 8, revistaram o gabinete da juíza e levaram volume ainda não-quantificado de processos – muitos deles criminais –, que foram atirados ao Rio Itapecuru com a toga da magistrada. As paredes do gabinete foram pinchadas com ameaças à Rosangela Prazeres.
Foto: Divulgação
Guerreiro Júnior com Rosângela Prazeres, no Fórum de Rosário
Ela relaciona a ação a medidas que tomou contra autores de atos de violência na comarca, onde vários processos estão prontos para julgamento. A juíza diz não ter nomes a declinar - “vamos aguardar a Polícia” – e afirma que a intimidação não vai fazer com que recue no trabalho de combate ao crime e a criminosos. “Vou continuar agindo com o mesmo empenho”, adianta.
A juíza se dirigiu a Rosário no início da tarde de hoje, após comunicar o fato ao corregedor-geral da Justiça, Antonio Guerreiro Júnior, que acionou o secretário de Segurança Pública do Estado, Aluísio Mendes. Equipes de perícia e investigação da Polícia Militar estão em Rosário e já trabalham no caso.
Guerreiro Júnior condenou os atos, a que chamou de “barbarismo sem precedentes no Judiciário estadual”, e mobilizou uma equipe de assessoramento da Corregedoria para ir à comarca auxiliar nas investigações e apoiar a juíza.
O corregedor, que esteve em inspeção à comarca esta semana, quando conversou com Rosangela Prazeres, vai comunicar o crime contra a comarca e a magistrada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Rosangela Prazeres soube do arrombamento do fórum pelo secretário judicial, que foi alertado pelo vigia diurno. Ao chegar ao trabalho ele encontrou o local aberto e revirado. Os bandidos teriam entrado por um basculante na cozinha e tinham como alvo único o gabinete da magistrada. A comarca não tem vigia noturno.
Rosangela Prazeres diz não ter condições de precisar no momento quanto processos sumiram do fórum, o que vai depender de levantamento no sistema de dados da comarca. Segundo o corregedor, a juíza terá todo o apoio da Corregedoria para concluir a contagem em poucos dias.

Nenhum comentário: