BANNER

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Goleiro Bruno será ouvido após denúncia de tentativa de compra de habeas corpus.

Goleiro Bruno será ouvido após denúncia de tentativa de compra de habeas corpus Goleiro Bruno (Foto Divulgação)
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai ouvir nesta terça-feira (28) o goleiro Bruno e o advogado dele, Cláudio Dalledone Júnior. De acordo com a comissão, o objetivo é esclarecer denúncias de uma suposta tentativa de venda de habeas corpus a favor do jogador.
A denúncia foi feita durante um depoimento da namorada de Bruno, Ingrid Calheiros Oliveira, na Assembleia. De acordo com a assessoria da ALMG, o goleiro foi convidado a participar da comissão e, caso não compareça, os deputados vão até a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde ele está preso.

Menino de 8 anos com rosto peludo ganha cirurgia gratuita.

Menino de 8 anos com rosto peludo ganha cirurgia gratuitaMenino com rosto peludo (Foto Divulgação)
O chinês An Qi, de 8 anos, está perto de se ver livre dos cabelos que cobrem quase a metade de seu rosto. É que o menino nasceu com uma grande marca de nascença e, conforme ele foi crescendo, começaram a surgir pelos no local. An, que vive na província de Jilin e é criado pelos avós, já sofreu muito por causa do problema, que agora vai ser resolvido graças aos médicos  do hospital Min Yi, em Changchun, que vão operá-lo de graça. Como o caso é bastante raro, a cirurgia será feita em partes. Mas os especialistas garantem que, em breve, o garoto terá um rosto novinho em folha.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Revista 'Veja' culpa Sarney pela pobreza do Maranhão

LEONARDO COUTINHO
“A terminação “istão”, em algumas das línguas faladas na Ásia Central, significa “lugar de morada” ou “território”. Assim, o Quirguistão é o lugar de morada dos quirguizes. O Cazaquistão, o território dos cazaques, e o Tadjiquistão, dos tadjiques. Também por esse motivo, o estado do Maranhão - tão miserável quanto as antigas repúblicas da extinta União Soviética e igualmente terminado em “ão” - poderia muito bem ser rebatizado de Sarneyquistão.

José Sarney: no poder desde 1965. E para os maranhenses, nada?

Há 46 anos, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ao lado de sua família e apaniguados, comanda o estado que, segundo o Censo 2010, abriga 32 dos cinqüenta municípios mais miseráveis do país.
Quando Sarney chegou pela primeira vez ao poder, no longínquo ano de 1965, o Maranhão ocupava as últimas posições do ranking nacional de desenvolvimento. A partir de então, seu grupo venceu dez eleições para governador, chefiou o Executivo local por 41 anos e… conseguiu o feito de nada mudar.

O “Sarneyquístão” continua ostentando os indicadores sociais mais vexatórios do país, comparáveis aos das nações mais desvalidas do planeta (veja o quadro). Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) concluído há duas semanas mostra que a pobreza extrema atinge 14% da população. Em 82 das cidades do estado, a renda média é inferior ao que o Bolsa Família paga em benefícios.

Escola na Suécia quer abolir sexo das crianças.

 Na Egalia, uma pré-escola sueca, não há meninos e meninas. Todas crianças são chamadas do mesmo jeito, sem que haja referência ao sexo. Em português é difícil reproduzir o que a escola está fazendo, pois não temos substantivos e pronomes neutros. Mas seria como se, em inglês, em vez de usar “she” (ela) ou “he” (ele), os professores chamassem as crianças de “it” (o pronome neutro que é usado para coisas, não para pessoas). Em sueco, em vez de “han” ou “hon” (ela ou ele), usa-se “hen” – uma forma que não existe oficialmente na língua, mas foi adotada pela escola.

A Egalia abriu no ano passado na Suécia e educa crianças de 1 a 6 anos. Sua preocupação principal é não incutir desde cedo uma imagem restrita do que é ser menino ou menina. É evitar a ideia, por exemplo, de que meninos brincam com carrinhos e, meninas, com bonecas. Todos brincam juntos, com todos os brinquedos.
Para estimular a tolerância e a inclusão, em vez de contos de fadas – em que a princesa espera a salvação do príncipe encantado -, os professores leem livros que incluem histórias sobre casais de pessoas do mesmo sexo, pais solteiros e crianças adotadas.
“A sociedade espera que as meninas sejam mulherzinhas, boazinhas e bonitas, e que os meninos sejam homenzinhos, rudes e expansivos”, diz a professora Jenny Johnsson. “A Egalia dá às crianças a fantástica oportunidade de ser quem elas quiserem”.

sábado, 25 de junho de 2011

Hackers do Lulzsec têm 'objetivo político'.


Lulzsec

Em um chat privado exibido em um programa de reportagens da BBC, Whirlpool (Redemoinho), que se descreve como “capitão do barco Lulz”, afirmou que o grupo começou a hackear computadores há cerca de dois meses apenas “para se divertir” - mas que os objetivos se ampliaram desde então.

“Hacking ético com objetivos políticos é mais recompensador”, disse o hacker.

O Lulz Security tem ganhado proeminência nas últimas semanas com ataques cibernéticos a alvos altamente visados, que incluíram a agência de inteligência americana, a CIA, e a gigante de entretenimento Sony.
No Brasil, o braço brasileiro do grupo, o LulzSecBrazil, reivindicou a responsabilidade feira por um ataque ao site da Presidência da República.
Na sexta-feira, os alvos foram os sites do Ministério da Cultura e do IBGE, que chegaram a ficar fora do ar. Após uma varredura no sistema, o instituto de estatística afirmou que nenhuma informação foi acessada em sua base de dados.

A reportagem da BBC não se encontrou pessoalmente com Whirlpool, o porta-voz dos hackers. A produção do programa Newsnight, exibido na sexta-feira à noite, pôde confirmar que ele é usuário com acesso ao twitter @Lulzsec.

hackers invadem página da UnB


Reprodução
Publicidade
 
O site da Universidade de Brasília (www.unb.br) foi alvo de ataque de hackers na noite desta sexta-feira (24) e permanece em manutenção para reparos no sistema de segurança até a tarde deste sábado (25). Há quatro dias, hackers tentam invadir sites ligados ao governo. O site da presidência foi o primeiro a sair de ar e o do IBGE ficou dois dias em manutenção.

De acordo com o reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, o ataque ocorreu entre onze horas e meia-noite. Após a invasão ter sido detectada, o CPS (Centro de Processamento de Dados) tirou a página do ar para reforçar o sistema de segurança e avaliar os danos. O CPS ainda não sabe se dados foram roubados das páginas.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Após ouvir pomba-gira, ladra devolve dinheiro no Rio de Janeiro




Uma empregada doméstica de 26 anos foi presa na tarde de quarta-feira acusada de furtar joias e dinheiro da casa do patrão, um desembargador de Justiça, no Alto Leblon, Zona Sul do Rio. Ela entregou os R$ 600 de volta, mas as joias estão desaparecidas.

Segundo policiais militares do 23º BPM (Leblon), a jovem teria confessado o crime e dito que devolveu o dinheiro após ser convencida pela entidade da Umbanda e do Candomblé a pomba-gira Maria Padilha.
Aos policiais, a empregada teria confessado o furto do dinheiro e das joias. Ela surpreendeu dizendo que devolveria os R$ 600 aos patrões por ter sido convencida pela pomba-gira Maria Padilha.

Brasileira é presa em Dubai por “imoralidade”, após flagrar o ex com a amante



A história e os personagens dariam uma peça de costumes de nosso insuperável Nelson Rodrigues. Só que o cenário não é Copacabana, mas os Emirados Árabes. E lá a violação mais banal de preceitos morais dá cadeia. Uma brasileira, Priscilla omez (a morena de vestido escuro), flagrou seu ex, o neozelandês Toby Carroll, rico e banqueiro, na cama de um flat com uma dançarina de boate, a inglesa Danielle Spencer, 31 anos.

Danielle estava nua. Furiosa, Priscilla ameaçou-os com uma faca, e promoveu uma quebradeira no apartamento. Os três foram para a prisão. A polícia árabe foi alertada por vizinhos e decidiu que os três, por praticar sexo fora do casamento, eram criminosos.

Animais soltos nas avenidas e estradas maranhense.




Uma cena que já faz parte do cenário das ruas e Avenida do estado do maranhão são os animais soltos, vagando tranquilamente sem rumo e pondo em risco a vida dos motoristas de toda espécie de veículos (autos, motos, etc.) e pedestres como um todo.

Este é um problema muito sério e deixa os habitantes das Cidades e os usuários das estradas indignados por não terem como se livrarem destes perigos que poderão lhe ocasionar a perda das suas vidas e de terceiros.

Este problema deveria ser um assunto para a Saúde, Segurança e outros órgãos públicos, pois estes animais, na maioria das vezes, eqüinos e bovinos trafegam livremente pelas ruas e avenida, durante o dia ou em ambientes sem iluminação, acarretando acidentes e sempre com vítimas fatais, o caso mais recente foi a morte de um deputado federal  na BR 402 proximo ao povoado jaburú, municipio de Morros-MA.

Esta é uma situação de difícil solução, pois não existe nenhuma punição para os proprietários de animais criados soltos e que fazem das ruas as suas moradias e lazer, pondo em risco a vida de todos.

Tatá Milhomem é lançado candidato em Bacabeira

         Do blog do Décio Sá 

    Tatá é boa opção em Bacabeira
O deputado e ex-presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Alberto Milhomem, o Tatá Milhomem (DEM), pode ser candidato a prefeito de Bacabeira.

Ele foi lançado ao cargo na tarde desta quinta-feira, pelo ex-prefeito e ex-deputado Reinaldo Calvet (PV), durante reunião com lideranças políticas e empresariais da cidade.

Também presente ao evento, o prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva (PSDB), endossou a iniciativa.


- O Calvet lançou a ideia, os presentes apoiaram e ele aceitou. O Milhomem vai ser um óitmo prefeito para Bacabeira”, disse Soliney ao blog.

O tucano disse acreditar que a candidatura do aliado teria o apoio das principais lideranças políticas do Maranhão como a governadora Roseana Sarney e o ministro Edison Lobão (Minas e Energia).

- Pelo trabalho que ele tem nesse estado, por ser muito querido por toda classe política, não tenho dúvidas que o Milhomem teria o apoio de todos nós. Seria um nome de peso para administrar Bacabeira – disse o prefeito de Coelho Neto.

Essa não é a primeira vez que o ex-presidente da Assembleia é lançado candidato em Bacabeira onde tem uma fazenda. Em 2008, Calvet teve a mesma iniciativa, mas como era deputado eleito, Milhomem não aceitou.

Hoje o cenário é outro. O democrata não se elegeu e está na vaga de deputado como primeiro suplente.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Hackers atacam sites da Petrobras.


RIO - Nesta quarta-feira, um grupo de hackers autodenomiado Lulz Security Brazil lançou ataques contra o site da Petrobras, que ficou fora do ar por alguns minutos. Durante a madrugada, o mesmo grupo atacou sites da Presidência da República, da Receita Federal e do Portal Brasil, mas não conseguiu acessar bancos de dados, segundo informações do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

o globo

Sarney é um dos mais influentes do mundo, diz pesquisa…

Sarney: um dos mais influentes do mundo
O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB), é um dos octogenários mais influentes do mundo, segundo levantamento do site argentino Infobae.
Na lista, estão personalidades internacionais, como o papa Bento XVI, a rainha Elisabeth II, o investidor George Soros e o ex-secretário e estado americano Henry Kissinger.
Além de Sarney, outros dois brasileiros aparecem na lista: o também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o arquiteto Orcar Neymeier.
O site argentino decidiu montar a lista a partir do estudo da ONU, que mostra a presença cada vez maior de pessoas com 80 anos na vida ativa da população.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Prefeito de Bacabeira se recusa entregar merenda para creche.




O prefeito de Bacabeira, José Venâncio Correia Filho, o Venancinho (DEM), está recusando entregar a merenda escolar para creche do município.

A Creche Estrelinha, que é responsável por boa parte das crianças de Bacabeira está passando por grandes dificuldade e continua se mantendo sem ajuda do prefeito.

O FNDE desde fevereiro mandou uma carta para Venancinho ordenando que fosse entregue a merenda imediatamente para Creche, mas o prefeito se recusa, deixando as crianças em uma situação lastimável.


Segundo informações, Venancinho nega entregar a merenda escolar, por motivo de um grupo político que faz oposição a sua administração.

sábado, 18 de junho de 2011

Rosário: prefeitura não paga e PETI interrompe aulas.




É lamentavel para a localidade São Simao e para o maranhão que tem o pior indice de pessoas não alfabetizada, contar com uma prefeitura que de forma irresponsavel vem envergonhando a imagem da educação no municipio de Rosario.Não cuidar da educação dos menores e destruir o futuro da cidades.

Na localidade São Simão o PETI tem inumeros alunos matriculados no ensino, que fica apenas no controle de duas professoras. 

Sem contar que no povoado a mais um agravante, além de não pagar o aluguel os salários dos professores estão atrasados e sem contratos ( empregos), um desrespeito ao profissional.

PREFEITURA


Não é de agora que a fama de mal pagadora da prefeitura de Rosário, na pessoa do prefeito marcone bimba vem atrasando a locação de predios no municipios, se continuar desse jeito a prefeitura vai ocupar dentro de pouco tempo inumeros predios na cidade.

É sem ostentar de uma estrutura para acomoda as secretaria o jeito e viver como peregrino, so mudando de endereço.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Presídio da Venezuela parece paraíso com DJ e piscina



 
Imagens divulgada na internet mostra que no país do ditador Hugo Chaves as coisas não são ruim como se pensa. Uma prisão na Venezuela se destaca por sua interação social. Pessoas de alta periculosidade felizes. Os detentos podem usufruir dos maiores confortos proporcionados por um maravilhoso Resort.
Contando com uma esplendida piscina e mesas de bilhar. E isso não é tudo, mesmo estando “enclausurado” você ainda pode continuar seus negócios pois a prisão conta com uma rede Wi-FI exclusiva e acessos telefônicos e armas.
E você, o que achou?

Acidente mata deputado federal Luciano Moreira.



O deputado federal Luciano Moreira (PMDB) morreu ontem à noite, na estrada que dá acesso ao município de Morros.
Segundo informações da assessoria do deputado, Moreira retornava de uma palestra na cidade de barreirinhas, quando o Honda Civic onde ele viajava, com mais três pessoas, bateu um animal que atravessou a pista.

O deputado estava no banco traseiro e não resistiu aos ferimentos e morreu antes do socorro. Os outros passageiros sofreram apenas ferimentos leves.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Criação de municípios vira ‘palhaçada’ no Maranhão


A Assembleia Legislativa transformou numa verdadeira “palhaçada” a criação de municípios no Maranhão. Já são nada menos que 126 propostas de novas cidades no Estado. Muitas delas, os parlamentares tentam homenagear eles mesmos, parentes e aliados políticos.


É o caso, por exemplo, do município Deputado João Evangelista, proposta do filho Neto Evangelista (PSDB). Tem mais: Chega Tudo, Achuí, Presidente Lula, Creoli do Joviniano, Deputado Mercial Arruda, Deputado Waldir Filho, Madragoa, Manoel Milhomem, Portugal do Maranhão,Senador João Alberto e Socorro do Maranhão.

A OAB ajuizou semana passada uma Adin (Ação Direta de incontitucionalidade) junto ao Tribunal de Justiça no sentido de acabar com a farra. As 126 Câmaras irão gerar nada menos que 1.134 vereadores.

A Ordem alega que a criação de novas cidades é inconstitucional pelas Assembleias porque o assunto está sob responsabilidade da Câmara dos Deputados.

Os deputados sabem muito bem disso. Só querem mesmo jogar para a plateia e depois se beneficiarem politicamente como “pais da criança”. Ou seja, estão criando novos feudos eleitorais.

Espera-se agora que a Justiça ponha um ponto final nesta verdadeira “palhaçada”.

fonte : décio

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Barreirinhas pode receber linha de teleférico.


O deputado Manoel Ribeiro (PTB) defendeu, na manhã desta quarta-feira (15), a ideia de que o governo federal, através do Ministério de Meio do Ambiente, abra uma licitação pública para que seja feita a privatização de uma linha de teleférico no município de Barreirinhas.
Ele reafirmou o pedido para que o governo do Estado adote urgentes providências no sentido da construção de um terminal e de uma pista de pouso e decolagem no município de Barreirinhas.
“Eu vou pedir para o ministro de Meio Ambiente que abra a licitação sobre os teleféricos, porque, lá em Carolina, em Pedra Caída, existem 830 metros de tirolesas: são aqueles cabos de aço com aquela cinta que o turista desce. Então estão sendo construídos três quilômetros de teleféricos para que as pessoas possam conhecer a Pedra Caída”, afirmou Manoel Ribeiro.
Ele frisou que uma obra como esta, para ser realizada em Barreirinhas, teria um custo estimado em R$ 100 mil, e seria uma grande contribuição para o incentivo ao turismo na região dos Lençóis Maranhenses.

Urgente: Vigilância Sanitária Estadual dá um prazo de 48 horas para a prefeitura fechar o hospital

Hospital improvisado em Icatu, Maranhão, Brasil

Após a divulgação da denúncia em rede nacional de que os doentes de Icatu estão sendo tratados no estádio de futebol, a Coordenação da Vigilância Sanitária Estadual ordenou que a prefeitura feche o hospital improvisado em 48 horas.


A reportagem da Rede Globo encontrou leitos adaptados pertinho dos mictórios. A sala de raio-x, que deveria ser protegida por conta da radiação, tem uma porta de madeira. Faltam colchões, há camisetas no lugar de fronhas, toalhas velhas em vez de lençóis. As fichas médicas ficam amontoadas numa despensa.


A higiene também pede socorro, o chão está todo sujo. “Isso é uma vergonha, não tem estrutura para receber nem uma pessoa. Ninguém”, reclama um paciente.

Na lavanderia é possível encontrar roupas estendidas, lençóis. Um antigo banheiro virou lugar de levar roupas, inclusive dos pacientes. 






André Fufuca garante que Assembleia pode criar novos municípios

 

O deputado André Fufuca (PSDB), presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, assegurou, na sessão desta terça-feira (14), que o processo de emancipação de novos municípios, com a apresentação de 126 propostas, vai incrementar o desenvolvimento do Maranhão e saudou a grande mobilização popular em torno do assunto semelhante à das Diretas Já, em 1984. O discurso do parlamentar foi elogiado por diversos colegas de plenário, que manifestaram confiança também na criação dos novos municípios.

André Fufuca disse que a PEC 15, de 1996, que trava as emancipações, “não é nada mais que um erro que deve ser corrigido”, e que isso na prática vem sendo feito por outros Estados, que, depois do ano de 1996, emanciparam mais de 56 dos seus municípios. “Os plebiscitos feitos após esse ano, todos passaram com a maioria mesmo sendo feito em todo o município não apenas no povoado”, contou.

 A mobilização popular para a apresentação das 126 propostas de emancipação no Maranhão, segundo o parlamentar, “demonstra que a população maranhense quer poder ver o seu direito de cidadão expressado, quer poder ver o seu direito democrático assegurado, e esses 126 registros de emancipação não foram feitos por nenhum deputado, não foi feito por nenhum prefeito, não foi feito por nenhum vereador; foi feito pela população, a população que nos procurou”.

André Fufuca anunciou que nesta quarta-feira representantes da Comissão e alguns deputados maranhenses irão à Brasília, num movimento organizado pela Assembleia do Maranhão em conjunto com a Assembleia do Ceará, reunindo grande parte dos deputados estaduais nordestinos, para junto à Câmara Federal lutar para que haja modificação da legislação.

Agência Assembleia

O carro na frente dos bois…

Plenário da Assembléia não gerou fato concreto algum
Pode ser considerada intempestiva a Ação Direta de Inconstitucionalidade  interposta pela seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil contra a resolução da Assembléia Legislativa que estabeleceu as regras para a criação de municípios no Maranhão.
Simplesmente por que não há fato concreto algum a ser questionado.
Uma coisa é a Assembléia Legislativa criar municípios; outra, completamente diferente, é estabelecer regras para criação de municípios.
E foi apenas isto que a Assembléia Legislativa fez, atá agora, ainda que haja movimentação de povoados por emancipação.
A Assembléia tem a prerrogativa de definir regras para qualquer situação dentro daquilo que se poderia definir como sua circunscrição.
E a edição de Resolução Legislativa é uma dessas atribuições, de caráter eminentemente interno.
Isto por que, a Emenda Constitucional n° 15/96, impôs limites apenas para a criação de municípios, mas não para a edição de critérios para emancipações.
A OAB-MA tem todo o direito, portanto, de questionar a constitucionalidade das leis de criação de municípios, mas só quando elas forem aprovadas em plenário – gerando o fato concreto a ser analisado do ponto de vista constitucional.
Isso ainda vai acontecer.
Antecipar-se à criação de municípios apenas por que há movimentação de interesssados em separação de povoados é como prender alguém por achar que ele possa cometer um crime..
É colocar a carroça na frente dos bois…

fomte: Aurelio

Municípios sem “padrinhos” podem ficar fora da emancipação…



Se a Assembléia Legislativa seguir à risca as exigências para criação de novos municípios, pelo menos sete dos 126 requerimentos apresentados à Casa serão reprovados logo na entrada.
Estes povoados tiveram documentos encaminhados por “lideranças comunitárias”, quando a Assembléia exige ter a assinatura de um deputado logo no protocolo do pedido.
Chapada do Seringal (Santa Luzia ), Deputado Mercial Arruda (Formosa da Serra Negra), Faísa (Santa Luzia), Floresta (Santa Luzia), Ibipira (Mirador) e Mocambinho (Buriti de Inácia Vaz) foram protocolados como sendo de autoria de “lideranças comunitárias’.
Santo Onofre (Santa Luzia) também teve um pedido de “lideranças comunitárias”, mas deve passar neste primeiro crivo por que há outro processo, encabeçado pelo deputado José Carlos da Caixa (PT).
Ainda não está claro também se os povoados cujos pedidos de emancipação tenham sido encabeçados por deputados licenciados serão aceitos pela Assembléia. 
Estão nesta situação os povoados Queimadas, em Santa Helena, e Raimundo Su, em Alcântara, ambos encabeçados por Victor Mendes (PV), hoje secretário de Meio Ambiente.
A Assembléia vai começar a analisar a partir de hoje os requerimentos de emancipação.
Só a partir do crivo da Comissão de Triagem eles seguem para analise formal das comissões de Assuntos Municipais e de Constituição e Justiça.

sábado, 11 de junho de 2011

Brasil : "Cafofo, esconderijo, mocó de criminosos" diz Senador.

A oposição no Senado criticou nesta quinta-feira a libertação do ex-ativista italiano Cesare Battisti pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o senador e ex-procurador da República Pedro Taques (PDT-MT), o Brasil transformou-se em um "cafofo, esconderijo, mocó de criminosos". Ele comparou Battisti com Bin Laden, dizendo que se este estivesse vivo também seria abrigado no País.


"A decisão é lamentável do ponto de vista de um Estado que se diz democrático de direito", afirmou Taques, que ainda argumentou dizendo que "nós não vivemos isolados, não somos a Albânia, não somos a Coreia do Norte".


"Qual a razão de segurarmos este delinquente? É uma afinidade ideológica do governo brasileiro com o delinquente preso? Nem na época da ditadura militar uma decisão do Supremo de extradição foi descumprida", disse o líder do DEM, senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Rumo a emancipação:Protocolado pedido de criação do município de São Simão

                              Ao fundo Pr. Arilto amorim, pres. da comissão.

Restando poucos dias para o termino do prazo para a entrega de protocolo, o povoado de são simão ja foi carimbado.

O deputado Edivaldo Holanda (PTC) protocolou nesta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa, documento com pedido de emancipação do Povoado São Simão, pertencente ao município de Rosário. Estavam presentes o presidente do Movimento de Emancipação, Arildo Marques Amorim, o presidente da União de Moradores, Edson ( Edinho) Souza e lideranças comunitárias.

O povoado de São Simão possui aproximadamente 10 mil habitantes, com cerca de seis (6) mil eleitores. É uma região forte e desenvolve, assim como a região do Munim, a mesma economia, através do trabalho com a cerâmica, agricultura, pesca e artesanato. “A entrega desse documento representa o início de uma luta amparada por nós para que São Simão, em breve, se torne mais um município do estado do Maranhão”, afirmou Edivaldo Holanda.

O parlamentar lembrou que o Poder Legislativo está se preparando para reapresentar a sua competências histórica de levar a independência a povoados, vilas e localidades do Estado que têm plenas condições de se tornarem independentes.

Edivaldo Holanda destacou ainda a existência da PEC nº 13, que tramita no Congresso Nacional, que deverá ser votada ainda este ano, que devolve essa competência para as Assembléia Legislativas. “A nossa Mesa Diretora resolveu se antecipar num gesto de dizer ao Brasil que essa competência sempre foi dos parlamentares estaduais; quem tem condição de saber se uma localidade de um determinado Estado pode se tornar independente, são os deputados estaduais”, salientou Edivaldo Holanda. 

Estarem de olho na devolução da competencia que a camara dos deputados  ira passar a Assembleia Legislativa ainda esse mês.

Para Arilton Marques Amorim, a entrega do documento na Assembleia é um sonho que está se concretizando na vida do povo de São Simão. É uma cidade histórica; uma região quilombola que há mais de 22 anos vem nessa luta pela sua independência política. “Acredito que chegou o grande momento dessa independência; de São Simão se tornar uma cidade”.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PROCESSOS ATÉ O MOMENTO PROTOCOLADOS NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO

1.Alto Brasil (Grajaú)

2.Auzilândia (Alto Alegre do Pindaré)

3.Angical do Maranhão (Presidente Dutra e São Domingos do Maranhão)

4.Feira de Várzea (Sucupira do Norte e Pastos Bons)

5.Baixão Grande (São Domingos do Maranhão)

6.Bananal do Maranhão (Governador Edson Lobão)

7.Barro Duro (Tutóia)

8.Belém do Maranhão (Tuntum)

9.Lucindo do Maranhão (Poção de Pedras)

10.Chapada do Seringal (Santa Luzia)

11.Colônia Amélia (Turiaçu)

12.Itans (Matinha)

13.Brejinho dos Cocais (Caxias)

14.Vitória do Baixo Parnaíba (Santa Inês)

15.Gameleira do Maranhão (Cajari)

16.Cajazeiras (Codó)

17.Carnaubeiras (Araioses)

18.Cocos (Mirador)

20.Independência do Maranhão (Peritoró)

21.Santa Vitória (Barra do Corda)

22.Ipiranga do Maranhão (Barra do Corda)

23.Cordeiro do Maranhão (Pio XII)

24.Coque (Vitória do Mearim)

25.Morada Nova do Pindaré (Pindaré-Mirim)

26.Coquelândia (Imperatriz)

27.Olho d'Água (Conceição do Lago-Açu)

28.Ebenézia (Zé Doca)

29.Faísa ( Buriticupu e Santa Luzia do Tide)

30.Ibipira (Mirador)

31.Brejinho (Bacabal)

32.Ipuiru (Tuntum)

33.Chega Tudo (Centro Novo do Maranhão)

34.Queimados (Santa Helena)

35.Jacaré do Maranhão (Penalva)

36.Lagoa do Manduca (Barra do Corda)

37.Paraíso do Maranhão (Pinheiro)

38.Lagoa Comprida (Arame)

39.Lagoa do Cocal (Arame)

40.Maracanã do Maranhão (São Luis)

41.São José das Varas (Barreirinhas)

42. Moisés Reis (Codó)

43.Mundo Novo (Amarante do Maranhão)

44.Nazaré do Bruno (Caxias)

45.Novo Bacabal (Açailândia)

46. Paiol do Centro (Parnarama)

47.Palestina (Brejo)

48.Palmares do Maranhão (Itapecuru-Mirim)

49.Raimundo Su (Alcântara)

50. Quadro do Maranhão (Zé Doca)

51. Três Lagos do Maranhão (Lago da Pedra)

52.Santo Onofre (Santa Luzia)

53.Mimoso (São Francisco do Maranhão)

terça-feira, 7 de junho de 2011

Acidente na noite desta segunda-feira faz vítima fatal.



Um grave acidente ocorreu na noite desta segunda-feira por volta de 20h00, na Avenida do Vitorino Freire, BR 410 proximo ao povoado São Simã-Rosário. De acordo com informações apuradas, um veiculo que era conduzido por um homem que estava com sua família no interior do carro.

A vítima foi identificada como Nonato, conhecido por populares como "toisinho"de aproximadamente 45 anos que apresentava esta embriagado, após ocorrido a BR ficou interditada por algumas horas, obrigando carros a pega (desviar) 1 km do local do acidente , mas não houve registro de protesto. Na manhã desta terça-feira tive a informação que o condutor do veiculo foi identificado e que se apresentaria a policia de Rosário.