BANNER

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Rumo a emancipação:Protocolado pedido de criação do município de São Simão

                              Ao fundo Pr. Arilto amorim, pres. da comissão.

Restando poucos dias para o termino do prazo para a entrega de protocolo, o povoado de são simão ja foi carimbado.

O deputado Edivaldo Holanda (PTC) protocolou nesta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa, documento com pedido de emancipação do Povoado São Simão, pertencente ao município de Rosário. Estavam presentes o presidente do Movimento de Emancipação, Arildo Marques Amorim, o presidente da União de Moradores, Edson ( Edinho) Souza e lideranças comunitárias.

O povoado de São Simão possui aproximadamente 10 mil habitantes, com cerca de seis (6) mil eleitores. É uma região forte e desenvolve, assim como a região do Munim, a mesma economia, através do trabalho com a cerâmica, agricultura, pesca e artesanato. “A entrega desse documento representa o início de uma luta amparada por nós para que São Simão, em breve, se torne mais um município do estado do Maranhão”, afirmou Edivaldo Holanda.

O parlamentar lembrou que o Poder Legislativo está se preparando para reapresentar a sua competências histórica de levar a independência a povoados, vilas e localidades do Estado que têm plenas condições de se tornarem independentes.

Edivaldo Holanda destacou ainda a existência da PEC nº 13, que tramita no Congresso Nacional, que deverá ser votada ainda este ano, que devolve essa competência para as Assembléia Legislativas. “A nossa Mesa Diretora resolveu se antecipar num gesto de dizer ao Brasil que essa competência sempre foi dos parlamentares estaduais; quem tem condição de saber se uma localidade de um determinado Estado pode se tornar independente, são os deputados estaduais”, salientou Edivaldo Holanda. 

Estarem de olho na devolução da competencia que a camara dos deputados  ira passar a Assembleia Legislativa ainda esse mês.

Para Arilton Marques Amorim, a entrega do documento na Assembleia é um sonho que está se concretizando na vida do povo de São Simão. É uma cidade histórica; uma região quilombola que há mais de 22 anos vem nessa luta pela sua independência política. “Acredito que chegou o grande momento dessa independência; de São Simão se tornar uma cidade”.

Nenhum comentário: