BANNER

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Maranhão poderá ser sede de Usina Nuclear

Ricardo Guterres (minas e ernegia)
 
 Rapaz essa Sarneyzada não vale... Prometeram petróleo, ouro, prata, gás, indústria, refinaria, minas, empregos, aumento do Produto Interno Bruto e explosão da Renda Per Capita. Mas o que pode explodir é o Maranhão inteiro com a possibilidade da implantação de uma usina nuclear no Estado.

Roseana Sarney da Refinaria e agora o investimentos é pela usina nuclear. A premonição "o Maranhão está bombando", revela de forma inconsciente o conteúdo guardado. A troca do progresso(refinaria) pela expectativa do medo(usina nuclear) é o que sobra depois de tantas promessas .

A Secretaria de Minas e Energia do governo de Roseana Sarney fez no ultimo dia (6) o anúncio catastrófico. A Eletronuclear  negocia com o governo do Estado do Maranhão a doação de uma área gigantesca para a construção de usina nuclear. 

O projeto envolve interesses internacionais e mais uma vez Sarney dispõe o Maranhão. A doação das terras em nome do progresso no passado repete-se no presente em nome sucesso. Passado, presente e o futuro do Maranhão acumulam-se como patrimônio material da família Sarney.

O Maranhão está incluído nos planos do Governo Federal de expandir o número de usinas nucleares no Brasil. Guterres informou que a Eletronuclear já sinalizou positivamente para que o estado seja escolhido para receber uma delas. Até o momento, está definido que três usinas serão construídas no Sudeste – uma delas a própria Angra 3 – e outras duas no Nordeste, provavelmente em Pernambuco. “O Maranhão tem chances de receber a usina. Durante a visita, também trataremos desse assunto”, acrescentou.

Segundo Ricardo Guterres, não existe nada de concreto sobre a possiblidade do estado para abrigar um empreendimento energético como esse e que tal conclusão dependerá de um estudo técnico aprofundado. 
Ele ressalta que a decisão sobre a instalação de uma usina nuclear no estado está condicionada a uma avaliação que só pode ocorrer a longo prazo e que nenhuma discussão nesse sentido foi iniciada.

(Com informações de O Estado Maranhão).
 
adaptado.

Nenhum comentário: