BANNER

domingo, 23 de outubro de 2011

Acredite! Isso é uma escola




Doeu no coração as imagens impressionantes da escola Olha d’Água, no povoado de mesmo nome distante 15 km do centro de Barra do Corda. A assessoria do prefeito Manoel Mariano de Sousa, o Nenzim (PV), diz que a escola não pertence ao município. Segundo a assessoria, o colégio fica dentro de uma fazenda e atende dez crianças. O município só ajuda fornecendo a merenda escolar e um professor porque o local é difícil acesso.

Tudo conversa fiada, de acordo com o verador Aldo Andrade. Ele fez denúncia na Câmara da cidade esta semana dizendo que a escola está até registrada no MEC com objetivo de receber recursos federais. “O prefeito de Barra do Corda acha que as pessoas só existem no centro do município”, diz o político que denuncia o caso desde 2004 mas nunca foi ouvido pelas autoridades e imprensa.

As imagens que você vai ver abaixo são chocantes. A escola não tem merenda escolar alguma fornecida pela prefeitura, como alegado pela assessoria de Nenzim, acusado pela Polícia Federal de desviar mais de R$ 50 milhões da prefeitura.

As crianças lancham coco de macaúba que pegam no mato. O fogão serve de armário. No teto do “prédio” é possível ver um cupinzeiro. Uma cerca de arame farpado na lateral da tapera separa os alunos dos animais. O banheiro é o mato.

O morador Santiago Pereira diz que o marido da professora e os pais dos alunos é que reformaram a escola para ela não cair. “Se entrar o inverno vai cair tudo”, alerta.

Nenhum comentário: