A regulamentação do uso de cinto de segurança, dispositivo de defesa de ocupantes de quaisquer veículos, regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito, é obrigatório! Mas você já viu alguma vez algum policial dentro uma viatura, seja PM ou civil, usando esse dispositivo tão vital à vida?
Confesso que eu nunca vi! E não é de hoje que observo isso! Toda viatura que passa ao meu lado em baixa ou alta velocidade olho, olho e não vejo um policial da PM com o cinto de segurança afivelado em seu corpo. Logo, que moral os fiscais da Prefeitura terão para fazer cumprir esse dispositivo legal se as viaturas policiais não podem ser multadas?
Pelo que li e analisei, o uso do cinto é um dispositivo que impede a projeção do passageiro para fora do veículo em caso de alguma colisão. O cinto de segurança também é obrigatório em aviões e quaisquer outros tipos de veículos motorizados.
Apesar disso, como viaturas policiais são isentas de quaisquer pagamentos de multas caso estejam em perseguição a bandidos, mesmo excedendo a velocidade, com o giroscópio e a sirene de alarme devidamente ligados, para variar um pouco eles também não usam o cinto de segurança!
Há argumentos para essa prática: os policiais têm que descer rápido das viaturas porque se não os perseguidos fogem! Pode até ser um argumento plausível, só que diante da Resolução eles estão errados! Estatísticas demonstram que o uso do cinto de segurança reduz tanto a gravidade quanto a ocorrência de ferimentos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário