BANNER

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Subestação de Santa Rita será inaugurada; municípios serão beneficiados


A melhoria na qualidade da energia fornecida para população é uma busca constante da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). Para isso, são realizados investimentos contínuos em obras que possibilitam o fortalecimento e expansão do sistema elétrico em todo o Estado. Hoje destacamos a região Norte, que recebe as obras de interligação da nova Linha de Transmissão Itapecuru Mirim / Rosário à nova subestação de Santa Rita, ambas que serão inauguradas nesta sexta-feira, 21, ás 10h00min com presença dos executivos da CEMAR e autoridades da cidade. 

A implantação da nova subestação de Santa Rita vai permitir o atendimento ao crescimento do mercado da região, em conjunto com a subestação de Rosário; nível de tensão adequado; maior flexibilidade entre os alimentadores, com a possibilidade de absorver parte da carga das subestações de Rosário e Itapecuru Mirim.

Para a interligação da nova Linha de Transmissão Itapecuru Mirim / Rosário e construção da nova subestação Santa Rita foram investidos cerca de 4,5 milhões de reais. A nova subestação possui uma potência instalada de 69/13,8 kV – 10/12,5 MVA. Traduzindo estes números, anteriormente a cidade de Santa Rita era atendida por um alimentador vindo da subestação de Rosário. Agora a cidade de Santa Rita pode ser atendida por quatro alimentadores e ainda, em caso de contingência, efetuar manobras que atendam outras cidades como Bacabeira. Outro avanço é que a nova subestação é digitalizada, ou seja, permite a supervisão e controle remoto através do COI (Centro de Operações Integradas) da CEMAR.

A melhoria na qualidade do fornecimento de energia elétrica gerada por essas obras já podem ser percebidas pela população, pois essas obras já estão em funcionamento desde o final de 2013 atendendo diretamente à aproximadamente 51 mil unidades consumidoras, ou seja, aproximadamente 153 mil pessoas em Santa Rita, Rosário, Bacabeira, Axixá, Morros, Icatu e Cachoeira Grande.

Nenhum comentário: