BANNER

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Secretária inicia projeto inédito de educação na CCPJ de Rosário


A CCPJ (central de custodia de preso de justiça) em Rosário, que teve destaque de princípios e de rebeliões em 2013, vive momentos de tranquilidade em 2014.

Construído no começo dos anos 1990 para abrigar cerca de 50 pessoas confortavelmente, hoje conta com pelo menos 80 apenados no presídio masculino. Em meio a celas apertadas e obras de reforma para garantir um ambiente mais digno, uma iniciativa inédita no Maranhão começou a tomar forma nesse começo de 2014, esse projeto promete mudar a vida de dezenas de detentos que hoje vive sem expectativa de dias melhores.

A secretária de educação - SEMED, em parceria com a prefeitura de Rosário, que vem dando passos importantes na educação em Rosário, iniciou nesta quinta-feira (13) no complexo penitenciário de Rosário, uma triagem onde busca identificar através de entrevista e de uma prova de conhecimento, o grau de instrução de cada Interno.

Com as informações em mão, o projeto será iniciado em duas parte: Alfabetização e EJA, que ocuparam duas salas, cada turma com cerca de 20 alunos por sala. A secretária de Educação, estuda ainda ampliar o projeto, levando aos detentos oficinas com cursos profissionalizante.

Em visita ao prédio administrado pela SEJAP, conversamos com o diretor de segurança disciplinar, Carlos Renato, que representou o diretor geral, Jorge Henrique, onde forneceu informações de como acontecerá as aulas com os detentos. "Estamos otimista com o novo projeto, vamos assim, levar uma perspectiva de vida a eles (internos) quando estiverem em liberdade", comentou o diretor.

As salas estão sendo readaptada, com com banheiro, lousa, ventilação e um sistema interno de segurança. As aulas está prevista para iniciar no inicio do mês de Abril. 

Nenhum comentário: