Milhões de brasileiros, hoje sem limite de idade, vão se submeter ao teste educacional de maior concorrência no país, o ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio, o exame que avalia o desempenho do estudante ao término da educação básica. É a corrida também para garantir uma vaga na Universidade, a esperança de um futuro profissional melhor com uma boa qualificação.
E falando de ENEM, vem Faculdade e consequentemente o Profissional. O mercado de trabalho não oferece bastantes vagas ou quase nada, principalmente em época de crise; daí a exigência pela qualificação, pelo o melhor curriculum. Mas algo me preocupa, para mim, e por experiência própria, acredito muito que só poderá ser um grande profissional, seja qual for a área, quando ele não desiste da profissão que gosta e que sonha um dia realizar. Não basta concorrer uma vaga em uma cadeira acadêmica, tão somente porque a opção escolhida vai render um salário alto. Trabalhar por obrigação? Pela satisfação do salário? ou trabalhar por amor e prazer e ser escolhido entre os melhores e sempre haver uma porta aberta? Eis aqui a diferença que para a maioria não tem importância alguma: Por opção? ou Por vocação?
Por que será que a Saúde vai mal?, a Educação? a Administração? e outros setores de muitas profissões. Todos culpam somente os Governos, cabe sim a eles a maior parcela de culpa. Mas quantos profissionais exercem realmente com dedicação, responsabilidade e amor a profissão que estar ocupando?.
Meus caros concorrentes do ENEM 2015, espero que essa batalha que hoje vocês estão travando, seja realmente em prol daquilo que vão escolher para o futuro profissional, não pela melhor opção, mas por que sonham um dia, serem o melhor profissional.
Por Sande Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário