A prefeita Irlahi Moraes (PMDB) prestigiou, nesta sexta-feira (16), o Festival de Bandas e Fanfarras, realizado na Praça da Matriz, como parte da programação em homenagem ao início do festejo de Nossa Senhora do Rosário. Corporações musicais de 5 municípios da Região do Munim apresentaram-se para um público apaixonado pela manifestação cultural.
O festival foi organizado pelo maestro Pedro Porrety e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Rosário. O evento reuniu as bandas municipais de Axixá, Bacabeira, Morros, Santa Rita, Rosário, além do grupo Musical Fald.
Durante as apresentações, a prefeita Irlahi agradeceu ao organizador pela realização do evento, afirmando que a música pode se configurar de inúmeras formas na sociedade. “Rosário acolhe os competidores com muita alegria, pois, sabemos da importância das bandas e fanfarras no desenvolvimento artístico da nossa juventude e no processo de inclusão social”, disse a gestora municipal.
HISTÓRICO - Fanfara era como antigamente se chamava o toque de trompas e clarins, nas caçadas. Posteriormente, a designação foi estendida às bandas marciais que acompanhavam os cortejos cívicos ou regimentos de cavalria, inicialmente composto por instrumentos de sopro de metal – ao qual foram sendo incorporados outros – com estilo marcial para exibição pública.
Ascom/Rosário
Nenhum comentário:
Postar um comentário