Ana Bethy Nascimento e Gleyce Oyama são as representantes do Maranhão no Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA), cujo resultado saiu esta semana. Elas foram eleitas para um mandato de três anos.
A iniciativa foi promovida pela da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH). Além delas foram eleitos outros 31 jovens, representando cada estado da federação.
Ana Bethy e Gleyce Oyama são jovens atuantes dentro da temática de recursos hídricos, uma vez que elas participam do projeto do Comitê Infanto Juvenil da Bacia Hidrográfica do Rio Jeniparana, programa de educação ambiental desenvolvido pelo Fonasc em parceria com nove escolas comunitárias da região metropolitana de São Luís.
Essa é a primeira vez que o Maranhão e o Brasil elegem jovens para o PNJA. O parlamento é inspirado no modelo do World Youth Parliament for Water para reunir e promover a participação e o engajamento dos jovens brasileiros na gestão de recursos hídricos.
“Os membros (Jovens Parlamentares pela Água) serão facilitadores na criação de parcerias para o desenvolvimento e condução de atividades no âmbito local, regional e nacional, além de atuarem na formação de novas lideranças e em processos de mobilização social e educação científica e ambiental pelas águas”, explica Jussara Cabral, presidente da ABRH.
A ideia do PNJA nasceu de uma iniciativa de membros da ABRH, que por participarem de diferentes Fóruns de discussão sobre recursos hídricos e cuidados para com a água no Brasil e no Mundo, identificaram a necessidade de inserir mais jovens no processo e a de formação de lideranças ligadas às questões hídricas, criando então o parlamento aos moldes do Parlamento Mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário