Linha tronco - km 70,210 (1960) | | MA-3679 |
| | Inauguração: 01.06.1919 |
Uso atual: abandonada | | com trilhos |
Data de construção do prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. São Luiz-Teresina foi aberta em seu primeiro trecho em 1895, ligando Caxias a Cajazeiras (Flores). Em 1919 foi aberto outro trecho, São Luiz-Caximbos, prolongado em 1920 até Caxias. Somente em 1938 os trilhos chegaram a Teresina, com a abertura da ponte sobre o rio Parnaíba. Trens de passageiros rodaram até o ano de 1991 pela linha. Cargueiros trafegam por ela até hoje. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Rosário foi inaugurada em 1919. Deve ter sido uma inauguração oficial: em 1915, já circulavam trens entre Rosário e Caxias, como se pode ver na revista Brazil
ACIMA: Depósito de carros em Rosário. Foto possivelmente do início do século XX. Havia ali também uma rotunda, que não é mostrada na forografia (Autor desconhecido). ABAIXO: Município de Rosário nos anos 1950. Para ver o município inteiro, CLIQUE SOBRE A FOTO (IBGE: Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, vol. |
| |
|
Ferrocarril em sua edição de 15/10/1915. Por dois anos, até 1921, a estação foi a de início da linha, enquanto se construída o trecho para São Luís. Da estação saía um pequeno ramal para a localidade de Vale Quem Tem. Era uma fazenda de gado, ativa ainda em 1959 e que funcionava desde 1944, segundo o IBGE, em sua Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XV, de 1959. O ramal que leva à fazenda, no entanto, já era assinalado no mapa publicado em 1935 e que consta acima, à esquerda, em tamanho pequeno: para ver o ramal, basta clicar sobre o mapa. A localidade pode ser vista no mapa acima, publicado em 1957 (embora sem a indicação de um ramal), à margem esquerda do rio Itapecuru, ao sul da sede do município de Rosário. Já as oficinas da EFSLT funcionavam a 1800 metros da estação, alcançadas por outro ramal ou desvio, no bairro do Carmo. Em 2009, a antiga estação estava abandonada.
|
| | |
Estação de Rosário em 1915. Um trem de primeira classe está em sua plataforma. Foto da revista Brazil Ferrocarril de 15/10/1915 |
Oficinas de Rosário em 1915, ponta de um ramal de 1800 metros. Foto da revista Brazil Ferrocarril de 15/10/1915 |
A estação em 1956. Foto Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XV, IBGE, 1959 |
As oficinas em 1956. Foto Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XV, IBGE, 1959 |
A estação abandonada em 04/2009. Foto Maurício Petinatto Lúcio |
A estação abandonada em 04/2009. Foto Maurício Petinatto Lúcio |
|
|
|
| |
|
(Fontes: Maurício Petinatto Lúcio, 2009; Brazil Ferrocarril, 1915; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1957-9; Guias Levi, 1932-1980; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) | | | | | | | | | | | | | | | | | | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário