No inicio da tarde desta quarta-feira (08) o GTA foi acionado para atender a uma ocorrência de caráter urgente. Tratava-se de uma paciente identificada como Maria que se encontrava em trabalho de parto na unidade de saúde do município de Santo Amaro.
O inusitado foi que a criança ficou presa no canal de parto e a equipe local não conseguia remover o bebê e nem tinham suporte para realizar uma cesariana. Quando pediram apoio a criança já estava presa a cerca de 2 horas e que ainda não sabiam se a mesma estava em óbito ou não.
Após a chegada da equipe em Santo Amaro, foi feito uma nova avaliação no bebê, porém o mesmo não apresentava nenhum sinal de vida. Mesmo assim a tripulação decolou para São Luís para que a mãe fosse atendida e a criança removida.
Durante o translado a paciente começou a entrar em trabalho de parto (contrações) e com a ajuda da equipe médica o bebê foi retirado sem demonstrar movimento algum e sem cor normal. Porem o que a equipe não esperava era que a criança viesse a retomar a vida depois de alguns instantes do lado de fora do ventre da mãe. Com a aeronave pousada na base do GTA, a equipe médica concluiu os procedimentos de parto (cordão umbilical, etc.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário