BANNER

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Candidatos a concurso público para guarda municipal de Bacabeiras afirmam irregularidades

Área de realização do teste com pedregulhos e lama causada pela chuva que caiu na noite anterior e horas antes (ARQUIVO PESSOAL)
Área de realização do teste com pedregulhos e lama causada pela chuva que caiu na noite anterior e horas antes
O concurso público de 2012 promovido pela prefeitura de Bacabeiras, no Estado do Maranhão, ofereceu em março, 831 vagas no total, sendo 219 de preenchimento imediato e 612 para cadastro reserva, com salários de até R$ 2.500,00. Outro edital ofereceu 64 vagas para o cargo de Guarda Municipal, sendo 48 para o sexo masculino e 16 para o sexo feminino. Para a realização do concurso, os candidatos a guarda municipal deveriam realizar, além da prova objetiva, um teste de aptidão física.

Segundo um candidato, que manteve seu nome em sigilo, o teste físico foi realizado em uma escola sem qualquer infraestrutura, localizada em Periz de Baixo. “O campo em que a prova foi realizada era cheia de buracos, pedregulhos, tinha fezes de animais e muita lama, causada pela chuva que caiu um dia antes. A superfície era cheia de irregularidades e ainda havia porcos correndo pelo lugar”.

Segundo o informante, “o edital desse teste só saiu seis dias antes, exigindo o traje esportivo”. Mas no momento da prova os candidatos notaram que o traje e calçado exigidos não eram próprios para aquele local, pois esperavam que a avaliação fosse feita em uma quadra, não em grama. O impasse fez com que concorrentes realizassem a prova descalços ou com chuteira.

Pedregulhos no campo onde foi feito o teste de aptidão física para guarda municipal (ARQUIVO PESSOAL )
Pedregulhos no campo onde foi feito o teste de aptidão física para guarda municipal
Outra etapa da prova feita de maneira irregular, segundo os candidatos, foi a utilização de uma trava de basquete, em que a pessoa deveria alcançá-la com a utilização de uma cadeira, para aí começar o treino. O circuito da corrida de extensão de três mil metros que deveria ser feita em doze minutos, foi montado de forma improvisada, com a utilização de cones que formavam um quadrado, dificultando a curva do candidato, elevando o risco de acidentes e causando perda de tempo. 

O informante afirma que o edital é claro em dizer que o não atendimento de quaisquer itens resultaria na eliminação do mesmo.
 
Das 20 vagas imediatas, passaram somente nove homens. O resultado saiu no dia 19 no site http://www.fsadu.org.br/site/ .

O outro lado

A assessoria de comunicação da Fundação Sousândrade, responsável pela aplicação da prova do concurso afirmou que “as provas objetivas e testes de aptidão física já foram realizadas, e estamos dentro do prazo de avaliação dos recursos contra a aplicação da prova física. Os recursos estão sendo analisados pela equipe que aplicou”.


A utilização da escola foi resultado do concurso ter sido oferecido pela Prefeitura de Bacabeiras, portanto o local a ser escolhido deveria ser do município. No entanto, a equipe avaliativa vistoriou a infraestrutura do lugar e montou os exercícios de acordo com o que foi oferecido.

Nenhum comentário: