BANNER

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Eleição unificada para Conselheiros Tutelares é realizada em Rosário

Contagem do votos na urna

A apuração dos votos para a escolha dos novos conselheiros tutelares começou por volta das 19h00 deste domingo (4) no auditório da Semed - Secretaria municipal de educação, no centro de Rosário. 

A contagem dos votos no município é feita manualmente e levou certa de duas horas para contabilizar os votos das seis urnas distribuídas nos bairros, Cidade Nova, Ivar Saldanha e no centro, outras três urnas estiveram a disposição do eleitor nos povoados São Simão, São Miguel e São João do Rosário.

Esta é a primeira vez que a eleição ocorre de forma direta e unificada em todo o país, devido a uma mudança promovida pela Resolução 170/2014, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que definiu as regras para o processo de escolha.

Comissão organizadora (acima) e quatros dos cinco eleitos (abaixo)
Em Rosário 10 candidatos (Eliana Ramos de Macedo, Gustavo Castro Vieira, Jocilene Santana Pereira, Maria Sandra Silva dos Santos, Max Borges Andrade Prata, Raimundo Nonato de Jesus Marques, Raimundo João de Almeida Neto, Ronald da Conceição Sousa Silva, Vania Maria da Silva Marques, Venilza Cristina Mota Silva, respectivamente, disputam os cargos. Os conselheiros tutelares são responsáveis por zelar e garantir os direitos de crianças e adolescentes nos municípios brasileiros. 

A comissão organizadora da escolha do novos conselheiros tutelares registrou a desistência da candidata, Rafaela Nascimento. 

A votação acontece das 8h às 17h e o voto foi facultativo. Todas as pessoas maiores de 16 anos que possuíam título de eleitor e em dia com suas obrigações eleitorais podem votar, de acordo com sua seção determinada pela Justiça Eleitoral. 

A eleição de escola dos conselheiros registrou no município de Rosário nas seis urnas espalhada pelo município, um total de 1.453 votos, com uma baixa em votos nulos e em branco.

Foram eleitos: Gustavo Castro Vieira com 233 votos, Venilza Cristina Mota Silva com 210, Raimundo Nonato de Jesus Marques com 174, Maria Sandra Silva dos Santos com 167 e Vania Maria da Silva Marques com 166 votos.

Eleitor registrando o voto no povoado São Simão
Suplentes: Eliana Ramos Macedo com 138, Jocilene Santana Pereira com 114, Raimundo João de Almeida Neto com 86, Max Borges Andrade Prata com 83 e Ronald da Conceição Sousa Silva com 68 votos.

Na eleição - Apesar de alguns contra tempo no processo de escolha logo no inicio da eleição, o processo de escolha ocorreu de forma tranquila e sem muita relevacia no locais de eleição. A principal reclamação dos eleitores foi a falta de informação dos locais de votação a qual poderia votar mediante sua seção.

Informação da lista de eleitores fixado em parede e troca de caderno de eleição do mesários foi registrado.
Da redação/Diário de Rosário

Nenhum comentário: