Durante solenidade realizada nesta quarta feira (11) na Igreja Assembleia de Deus, foi lançado o 1° Fórum Município Aprovado Selo UNICEF 2013 -2016. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com as demais secretarias da atual gestão e o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente.
Este evento está previsto no Guia Metodológico, edição 2013 -2016. População presente; crianças, jovens, representantes de entidades sindicais, religiosos, jurídicas, agentes de saúde, assistentes sociais educadores.
Logo no inicio houve o cadastramento, inscrição dos participantes e em seguida a coordenação fez uma breve explicação sobre o Selo UNICEF, a importância e o objetivo do fórum para população rosariense. Além disso, foi apresentado o relatório com todas as informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho, assim como, a atual situação do município referente aos itens avaliados pelo UNICEF.
A partir daí, os participantes se reuniram em grupos para discutir e elaborar ações estratégicas de politicas publica e de participação social voltados para melhorias, tendo como objetivo promover os direitos das crianças e dos adolescentes de sobreviver e se desenvolver, aprender, crescer sem violência, ser prioridade absoluta nas politicas publicas, praticar esporte, brincar e ser protegido. No fórum os participantes assumiram o compromisso de elaborar um diagnostico da situação da população rosariense de 0 a 17 anos, assim como o Plano de Ação Municipal, informando pontos de melhorias a contemplar as politicas publicas aplicada e que precisam ser trabalhadas no município.
Selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.
Para a articuladora municipal do Selo UNICEF Sra. Neuza Oliveira, esta é uma iniciativa que busca melhores condições de vida para crianças e adolescente. “o objetivo do fórum é exatamente promover e fortalecer a participação social em todos os processos, como: planejamento, execução, monitoramento e avaliação das politicas publicas direcionadas para o publico alvo, e com adesão do Selo Unicef garante um compromisso com o gestor do município, as crianças e adolescente, onde firma-se um pacto para desenvolver ações que melhore ainda mais a qualidade de vida e os indicadores do município”.
Com dados concretos e a participação da população, o município passa a conhecer melhor sua realidade e as politicas voltadas para a infância e adolescência e a partir dai rever suas politicas e repensar suas estratégias de forma a alcançar seus objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário