BANNER

segunda-feira, 11 de março de 2013

Dois ataques a jornalista nas últimas 48 horas no país


MG - Jornalista é morto a tiros em Ipatinga

O repórter policial Rodrigo Neto de Faria, 38, foi assassinado a tiros nesta madrugada. Ele trabalhava na "Rádio Vanguarda" e no jornal "Vale do Aço", em Ipatinga (MG).

O enterro será neste sábado (9) na cidade mineira, a 220 km da capital, Belo Horizonte.

De acordo com o site do jornal, Rodrigo fazia cobertura policial e já havia recebido várias ameaças de morte, que seriam motivadas por sua atividade profissional.

Na última quinta-feira, ele foi a um churrasco que frequentava regularmente, segundo o jornal. Ao sair, foi atingido por dois disparos, um na cabeça e outro no peito. Os autores seriam dois homens em uma motocicleta.

O repórter chegou a ser socorrido no Hospital Municipal de Ipatinga, mas não resistiu. Ela era casado e deixa um filho.

Nenhum representante da Polícia Civil foi localizado para comentar as investigações.

Pelo Twitter, a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) comentou o crime. "Morte de jornalista investigativo Rodrigo Neto-MG possui características de execução. Crime contra a vida, atentado contra liberdade e Direitos Humanos."

Em nota, o governador Antonio Anastasia (PSDB) lamentou a morte e afirmou que a Polícia Civil "não vai medir esforços para desvendar a autoria do crime".

O deputado Durval Ângelo (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, divulgou nota afirmando que o jornalista havia denunciado à comissão o envolvimento de policiais em crimes conhecidos na região.

"Tudo leva a crer que sua morte esteja ligada à sua atuação como jornalista investigativo", diz a nota.


MA - Jornalista Luis Cardoso tem casa arrombada e documentos levados

A casa do polêmico blogueiro Luis Cardoso situada no bairro Recanto dos Vinhais, em São Luís, foi arrombada e a central de monitoramento das câmeras foi levada, o que foi constatado na noite de ontem (10) quando chegava de viagem.
 
Central de monitoramente foi arrancada.
 
Luis Cardoso conhecido pelas denúncias veiculadas no blog, saiu na manhã de sábado em viagem e ao chegar em sua residência na noite de domingo, por volta de 23h, encontrou o imóvel revirado e pasmem: apenas documentos bombásticos relacionados a um empresário do Maranhão foram levados.

O jornalista encontrou a porta da frente aberta. O caso será registrado nas primeiras horas desta segunda-feira no Distrito Policial, onde será aberta investigação para apurar o caso que tem duas linhas: tentativa de intimidação ou de homicídio.

Nenhum comentário: