BANNER

quarta-feira, 20 de março de 2013

Situação ou oposição: um equilíbrio delicado em Rosário

Os vereadores de Rosário, Léo Cavalcante (Presidente da câmara) e Agenor Brandão, voltaram a falar sobre os primeiros dias de suas gestão em 2013, foi dito em ''alto e bom som'', destacando que nunca esteve sendo oposição a gestora em seus primeiros meses de governo.

O blog São Simão Notícias sempre teve aberto a qualquer politico deste município, e se por acaso errou ou se equivocou em suas matéria, tem o dever de se retratar com seus leitores em forma de credibilidade; para isso acontecer é necessário que o prejudicado envie uma nota, direito de resposta, ligação, mensagem de texto...coisa que até o momento o fechamento dessa matéria não aconteceu.

Os dois vereadores usaram outra mídia para anunciar sua revolta a matéria divulgada no blog, deixando um embate na mídia da região.

Mais:

Muito se escuta, principalmente na mídia, sobre as expressões: situação e oposição; base governista e etc. Apesar de tais expressões estarem presentes no dia a dia político do nosso país, poucos cidadãos conhecem a importância da situação ou oposição em determinado governo.

Para exemplificar: para qualquer execução de programa e aplicação de recursos em determinada área como saúde e educação, o Prefeito precisa de lei autorizando, podendo até elaborar a lei, entretanto, a mesma será posta sob a apreciação da Câmara de Vereadores, a qual poderá aprová-la ou rejeitá-la, e ai é que reside o fato e a importância de ter a maioria na Câmara (G9), logo, se o Prefeito tem maioria, podemos dizer que a maioria dos vereadores é da situação, caso contrário a maioria será da oposição. Isso se repete em âmbito estadual e nacional.

Às vezes o jogo político se torna sujo, isso acontece quando determinado governo não tem maioria na Casa Legislativa, o que dificulta a execução de suas ações, ai entra a corrupção, como no conhecido caso do mensalão, ou seja, o governo, seja ele federal, estadual ou municipal, ''chama os membros da oposição para conversa''do Poder Legislativo para que determinado Projeto de Lei de sua autoria seja aprovado, e isso, ressalto, não é raro de acontecer, agindo dessa forma, eles deixam de fazer política para ludibriar seus eleitores.

Sendo a maioria da oposição, haverá um maior controle sobre todos os atos do Poder Executivo, desde que a oposição não se deixe influenciar por “picuinhas” políticas, comportando-se de forma ética, resguardando os interesses daqueles que os elegeram. Oposição séria é aquela que delineia a forma de atuação do governo, sem, contudo, criar embaraços desnecessários e prejudiciais.

A importância para democracia de que haja uma oposição séria, é a garantia de que o governo não irá legislar, não haverá concentração de poder nas mãos de uma pessoa, o que poderia ocasionar atitudes arbitrárias, já que se o governo tem maioria na Casa Legislativa, automaticamente ele terá o legislativo em suas mãos, portanto estará legislando sem qualquer controle, a não ser uma eventual interferência do Poder Judiciário.

O cidadão deve procurar se informar sobre os bastidores da política, caso contrário vai entrar governante e sair governante e quem acaba pagando é o povo!

Naao pessoal contra os parlamentares, dica de passagem são nossos representantes e temos que confiar no bom trabalho deles.

Nenhum comentário: