De acordo com o que foi divulgado pelo blog Diário de Rosário em primeira mão, o processo de alteração da lei interna da casa legislativa de Rosário, que dá autonomia direta para o presidente atual Leandro Cavalcante e futuros presidentes a disputar a reeleição sentado na cadeira, foi realizado nesta segunda-feira (07) na sede do legislativo.
Com todos vereadores presente na sessão, foi possível realizar a articulação com desejado. Estava previsto para entrar em pauta na noite de ontem dois projeto polemico, mas apenas um foi levado a plenário.
O projeto que dá direito a reeleição de presidentes foi o assunto mais debatido pelos parlamentares e que acabou encontrando um certo desconforto com vereador José Maria Pedrosa Filho que questionou na tribuna que o projeto de reeleição vai contra a emenda constitucional 001/2008, (lei orgânica) de autoria do próprio parlamentar que proíbe a reeleição do presidente do legislativo.
Segundo o parlamentar a nova resolução está revogando dispositivo já contemplados na emenda 001/2008, alem de apresentar vários vícios, ilegalidade e controversa ao artigo 24 da lei orgânica, o vereador alegou ainda que os termos da presente emenda passará a ter dois artigo versando sobre o mesmo assunto que promoverá controversa jurídica. Para Pedrosa Filho não há justificativa para aprovar a reeleição; por quer a reeleição? para que? quando? são assuntos não tratados no preposição apresentada.
Já os vereadores Luis Carlos, o Kiko (PP), Jardson Rocha (PP), Sandro Marinho (PSD), Preto do Raça (PP), Magno Nazar (PRP), Ademar do Sindicato (PRP), Nazareno Barros (PTdoB), Carlos do Remédio (PTC), Jorge do Bingo (PTdoB), Agenor Brandão (PV) e Josias Santos (PMDB) antecipando indiretamente o nome do vereador Léo Cavalcante como o mais novo presidente da casa.
O projeto foi aprovado por 12 votos a favor contra 01 abstenção do vereador Pedrosa Necó. O vereador prometeu recorrer sobre a aprovação, buscando os direitos na justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário