BANNER

sábado, 12 de abril de 2014

Povoado São Simão da adeus a um filho ilustre


São Simão, a terra que Laurentino Cardoso Sacramento tanto amou, levando-a em versos e canções pelo Maranhão a fora, se rendeu nesta sexta-feira (11/04) a prestar as últimas homenagens ao filho ilustre daquela terra, Amigos e familiares transportaram seu corpo pelas ruas principais do povoado, de onde ele extraia inspiração para escrever suas musicas, onde relatava o dia-a-dia de sua gente.

Amante da cultura local, Seu Laurentino levou o nome de São Simão a vários lugares do Brasil, através da dança do Lelê, ou “Pela Porco”, que segundo seus familiares, foi criada pelos seus bisavós. Seu Laurentino nasceu e cresceu dentro da brincadeira, mas, somente após a morte de seu pai assumiu a liderança da brincadeira, registrando e integrando-a na cultura nacional.

Aos 83 ano, Seu Laurentino era viúvo e pai de dois filhos, sofria de mal de Parkinson, e recentemente sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), e na tarde da ultima quinta feira (10), Rosário perdeu um dos maiores baluarte da cultura maranhense, um dos precursores da dança do lelê no Maranhão.

O corpo de Seu Laurentino foi levado para a igreja de Nossa Senhora da Conceição, em São Simão, onde amigos e familiares fizeram orações e agradecimentos, pelo grande legado de luta deixado por ele.

Momentos de emoção ao adentrar a sede do Grupo Folclórico do Lelê, espaço construído para reuniões e apresentações do grupo, onde amigos e familiares relataram a grande paixão que Seu Laurentino tinha pela Dança do Lelê.

Logo após, seu corpo foi conduzido ao cemitério local, onde foi sepultado.

A Prefeita de Rosário, Irlahi Linhares Moraes, divulgou no início da manhã desta sexta-feira (11), nota de pesar pela morte de Seu Laurentino.

Eis a nota:

“Com muita tristeza e consternação, uno-me neste momento a todas as pessoas que lamentam a morte do grande baluarte do folclore Maranhense, Sr. Laurentino Cardoso Sacramento, ocorrido na ultima quinta-feira, Seu Laurentino deixa um vazio que só poderia ser ocupado por ele mesmo, graças a sua marca pessoal em tudo que fazia: sua dedicação, mas deixa também exemplos de lutas que certamente serão seguidos por muitos.

Sua passagem entre os mortais será lembrada como símbolo de luta e de amor por sua terra, Homem de grande espírito de luta, era incansável em sua missão de levar o nome de sua terra, aos mais distantes lugares, através da Dança do Lelê. Aos familiares e amigos, ficam registradas nossas condolências!”.

Nenhum comentário: