Reunião na SSP MA |
As eleições presidenciais se aproximam e as pesquisas quase por unanimidade indicam que a área de segurança pública é o setor que mais incomoda o eleitor brasileiro, principalmente nas capitais dos Estados e cidades consideradas de porte médio. Há um indisfarçável e preocupante aumento nos índices de criminalidade e violência.
Nesse contexto, a grande parcela dos eleitores não possui conhecimento doutrinário e legal para entenderem afinal de quem é a competência para gerenciar a segurança pública. E diante da gravidade em face dos aumentos dos índices e do fim da eleição de 2º turno e as proximidades das eleições municipais, o tema por certo será amplamente debatido pela população, exigindo mais rigor na segurança.
Reunião com o Major e a delegada regional |
Os responsáveis
De quem é na verdade o dever de patrocinar a segurança pública? Do Estado, da União ou dos Municípios? É evidente que a carta magna definiu o Estado para este mister.
De quem é na verdade o dever de patrocinar a segurança pública? Do Estado, da União ou dos Municípios? É evidente que a carta magna definiu o Estado para este mister.
No entanto entendemos que os municípios tem o direito constitucional de exercer atividade auxiliar ao Estado, operando programas sociais, culturais, educativos, preventivos e de inclusão social, principalmente aonde a criminalidade se instalou e avança continuamente.
Os poderes executivo, legislativos e judiciários que englobam os municípios em especial a cidade de Rosário, tem sua parcelas de responsabilidade quando a segurança pública do município. É necessário formar uma força tarefa da população para buscar mais segurança a sociedade.
O juiz titular da comarca de Rosário precisa dá uma resposta! O legislativo, ministério público, defensoria pública, polícia civil, policia militar de Rosário e o secretário de segurança pública do Estado precisam se posicionarem.
2012: Antes de assumir a gestão |
Lutar com os poderes e a população para formar uma força maior para buscarmos mais segurança para sociedade rosariense, pois, seria o primeiro passo para a solução.
Para a Prefeita Irlahi Linhares desde o inicio da sua gestão, Segurança Publica é tratada com prioridade e que jamais ficou de braços cruzado, mas infelizmente o momento é critico, já enviou vários ofícios para os órgãos competentes solicitando um quadro maior de efetivos para Rosário, já se reuniu com o Secretário de segurança publica do Estado e vereadores pedindo proteção para a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário