BANNER

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Eleição termina em quebra-quebra e vereador ferido em Lago da pedra

Uma confusão na Câmara Municipal durante eleição da mesa diretora para o biênio 2015 – 2016 marcou a véspera do aniversário de 62 anos do município de Lago da Pedra, nesta quinta-feira (1º). Houve bate-boca, uma parede de vidro que divide o plenário foi quebrada no empurra-empurra, a Polícia Militar utilizou gás de pimenta e um vereador ficou ferido.

Tudo começou devido ao alto número de faltas da vereadora Wanessa Morais durante sessões nos anos de 2013 e 2014. Segundo regimento interno da Casa, o vereador com 1/3 de faltas é punido com a cassação do mandato. A vereadora teve 11 faltas em 2013 e 10 em 2014 (sendo que quatro foram consecutivas).

Wanessa mora em Teresina, e teve cinco dias para justificar as faltas. No prazo, conseguiu uma liminar assinada pelo juiz da Comarca de Lago da Pedra, Alessandro Bandeira, que suspendeu a decisão da cassação. Nesta quinta-feira (1º) após convocação de 24 horas de antecedência, além da leitura da liminar assinada por Bandeira a presidente da Câmara, Lorena Rodrigues, apresentou liminar assinada pela desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) Anildes Cruz, mantendo a cassação de Wanessa Morais.

Com a decisão, vereadores de oposição começaram a discutir com os aliados da presidente da Câmara e o suplente de Wanessa Morais, Gilberto dos Três Lagos, foi empossado.

O vereador Pablo Sales tentou impedir a entrada do vereador empossado e a comoção entre políticos e populares que se amontoavam acabou destruindo a parede de vidro. Pablo sofreu ferimento na cabeça, levou vinte pontos, e passa bem. Outras pessoas sofreram ferimentos leves, mas nem chegaram a dar entrada no hospital. Cerca de vinte homens da Polícia Militar, que estavam no plenário da Câmara desde o início da sessão, usaram spray de pimenta para dispersar os envolvidos.

Vinte minutos após o tumulto, a eleição da mesa diretora foi reiniciada e a vereadora Lorena Rodrigues foi reeleita com sete votos, quórum suficiente para validar a votação. Ao mesmo tempo, a oposição se reuniu em praça pública juntamente com a vereadora cassada no intuito de realizar uma votação paralela, que não teve valor.

Compõe a chapa vencedora ainda: Eurico Filho (1º Vice-presidente), Ananias Bezerra (2º Vice-presidente), Manoel Machado (1º secretário) e Marcos Antônio (2º secretário). O resultado da eleição foi protocolado para validação em um cartório de Lago do Junco, devido ao feriado de aniversário de Lago da Pedra desta sexta-feira (02).

O clima na cidade neste momento é de tranquilidade e entre as atrações para comemoração do aniversário estão o II Festival de Motocross, um culto evangélico no templo da Assembleia de Deus e o show no Centro Cultural de uma dupla sertaneja composta pelo vice-prefeito da cidade, Laércio Arruda, e Wellington.

Nenhum comentário: