BANNER

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Comissão Especial de vereadores visitam Aterro Sanitário em Rosário

Vereadores de Rosário e representantes da Titara

O vereador presidente da Comissão de visita, Pedrosa Filho - Necó, acompanhado dos vereadores, Sandro Marinho, Josias Santos, Leandro Cavalcante, Agenor Brandão, Jardson Rocha e Magno Nazar, estiveram na manhã da quinta-feira (15), visitando a empresa Titara, responsável pelo destino final do lixo na Unidade do aterro sanitário, no bairro Buenos Aires na zona rural do município de Rosário. 

Na visita da comissão de vereadores, o presidente da comissão de meio ambiente da camara de vereadores, Luis Carlos - Kiko não compareceu.

A visita dos sete dos treze parlamentares a instalação da Titara foi baseado em requerimento apresentado em nome do poder legislativo, pedindo apurações de denuncias feitas por alguns moradores da localidade que passaram a reclamar de odor e derramamento de resíduos liquido no ramal que liga o povoado e a empresa.

Os vereadores de Rosário, foram recebidos por representantes da empresa, onde proporcionaram esclarecimentos referente a atuação da empresa, politica de trabalho e de qualidade oferecidas pela CTR - Centro de Tratamento Resíduos.

Conhecendo a politica da empresa
Na ocasião os edis rosarienses participaram de uma breve apresentação, feita pela Analista Ambiental, Andréa, que discorreu sobre a visão da empresa, dados, informações, pesquisas feita no local e a realidade entre a diferença de um lixão e um aterro sanitário. A Titara recebe resíduos do município de Rosário, São Luís e Raposa e tem capacidade para receber 2.000 toneladas de lixo por dia.

A analista ambiental destacou que o centro de tratamento é um aterro livre de animais, aves e insetos, não recebendo resíduos líquidos e nem hospitalar. 

Questionada pelo vereador Jardson sobre o derramamento de resíduos durante o percurso da carretas pelo ramal, a analista respondeu que a Titara vai averiguar o ocorrido e acionar via notificação a transportadora que estar deixando de cumprir a regras ambientais.

O vereador Pedrosa Filho - Neco, destacou a importância do aterro sanitário para o município de Rosário e a cidade vizinhas.  "É uma forma barata e segura de destinar os resíduos produzidos, tendo em vista que a verba repassada pelo governo federal, não garante criar um aterro próprio e muito menos mantar em outros municípios do Maranhão", disse. 

O vereador Sandro Marinho, que é vizinho ao bairro Buenos Aires, pediu explicações sobre a mão de obra usada no empreendimento. Segundo os representantes da Titara a mão de obra usada no empreendimento é rosariense, ficando de fora alguns trabalhadores com problema de saúde ou que por motivos independente não aceitaram registro em carteira de trabalho.

Visita a área de funcionamentos da Titara
No campo - Os vereadores após receber informações e conhecer a politica da empresa e sua forma de trabalho, estiveram conhecendo o canteiro e galpões onde são armazenados os resíduos como: Lixo domestico, resíduos contaminados, patio de cinza e a central de tratamentos liquido que está em fase de conclusão

Durante o passeio pela canteiro os vereadores poderão constatar que o empreendimento instalado no município de Rosário, atende os requisitos ambientais e de segurança, não apresentado alterações que coloque em risco a saúde de funcionário e de moradores que estão a anos instalados no bairro Buenos Aires.
Da redação/Diário de Rosário

Nenhum comentário: