Em Rosário distante 60 km de São Luís, foi realizada na ultima terça-feira (25) uma passeata que teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se prevenir e denunciar abuso e a violência contra mulheres no município.
Ainda houve várias palestras marcaram a programação da Semmur na campanha dos 16 dias de ativismo. Um conselho de defesa dos direitos das mulheres foi realizado e contou com a parceria da equipe técnica, que abordaram tema como violência domestica e a lei Maria da Penha.
A iniciativa é da Secretaria da Mulher do município, que alega ser preciso alertar as pessoas que sofrem abuso, de que elas podem buscar ajuda. A passeata contou com o apoio da policia militar de Rosário e alunos que encenaram uma peça teatral.
Segundo a Organização Mundial de Saúde apontam que mais de um terço das mulheres do mundo são vítimas de agressões físicas ou sexuais, que na maioria das vezes são causadas pelos próprios parceiros.
Relatório divulgado pela OMS em junho deste ano apontou que 38% das mulheres vítimas de homicídio foram assassinadas por seus maridos ou namorados. A organização considerou que os números são proporcionais a uma ‘epidemia global de saúde’.
Segundo a secretária da Mulher, Jessilde Alves, a passeata e as palestras também tem como objetivo chamar a atenção da comunidade para o tema e orientar as vítimas de violência sexual, para que se direcionem aos órgãos competentes, denuncias contra a violência sofrida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário