BANNER

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Você já sabe como vai usar o 13º salário?

Para especialistas, saldar dívidas é necessário, mas o ideal é não precisar utilizar esse recurso para isso e reservá-lo para planejar o pagamento das contas do início do próximo ano.

A primeira parcela do 13º – metade do salário – deve ser paga na próxima sexta-feira (28). Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pagamento do benefício deverá injetar R$ 158 bilhões na economia brasileira – 4,7 milhões de trabalhadores receberão, em média, R$ 1.774.

O salário a mais no fim do ano é sempre bem-vindo. Mas especialistas afirmam que é preciso usá-lo de maneira inteligente. Caso você queira usar o recurso para pagar dívidas, fique sabendo que esse é o sintoma de que algo deu errado. Portanto, é hora de planejar financeiramente para que 2015 seja diferente.

Em primeiro lugar, programe-se para as despesas de começo do ano. Para a educadora financeira e coach Ana Paula Hornos, a primeira finalidade do 13º salário é usá-lo como recurso para as despesas sazonais de janeiro e fevereiro, como impostos (IPVA, IPTU), matrículas de escola ou faculdade, anuidades de clubes e academias, uniformes e material escolar.

Nenhum comentário: