A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) abre as inscrições para novas turmas de cursos na área de Atenção Domiciliar, são eles: Situações Clínicas Comuns Materno-Infantis, Intercorrências Agudas no Domicílio I e Intercorrências Agudas no Domicílio III. São 15 mil vagas para todo o Brasil e as inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico https://moodle.ufma.unasus.gov.br/
Cada curso possui carga-horária de 60 horas, e ofertará cinco mil vagas para os profissionais da saúde atuantes em todo o território nacional. Os cursos serão oferecidos na modalidade autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutor, devendo o aluno realizar as atividades propostas com aproveitamento igual ou superior a 70% para a obtenção da certificação.
O curso de Situações Clínicas Comuns Materno-infantis aborda especificidades do pré-natal e do recém-nascido, que permitirão aos profissionais fazer a identificação e o seguimento de situações de risco, como diabetes mellitusgestacional, doença hipertensiva e distúrbios de coagulação na gestação, características de baixo peso ao nascer, icterícia neonatal, síndromes frequentes na infância e doenças como fibrose cística e anemia falciforme em crianças.
Já o Intercorrências Agudas no Domicílio I objetiva avaliar as intercorrências clínicas mais comuns em Atenção Domiciliar, identificando suas principais ações de manejo.
No Intercorrências Agudas no Domicílio III os profissionais da saúde encontrarão as principais ações de manejo, prevenção, tratamento em caso de quedas, edemas em membros inferiores, choque, crise convulsiva, delirium, acidente vascular encefálico, sepse e cefaleia.
O Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar é uma parceria entre a Coordenação-geral de Atenção Domiciliar - CGAD/DAB/SAS/MS com a Secretaria e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e diversas Universidades integrantes da Rede UNA-SUS (UFMA, UFMG, UFSC, UFPel, UFC, UFCSPA, UFPE e UERJ).
Público-alvo: enfermeiros e médicos inscritos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário