O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) publicou ontem (24) no Diário Oficial da União nova tabela com os preços de combustíveis a serem usados como o valor médio ao consumidor em 15 estados e no Distrito Federal, a partir de 1º de março. No Maranhão, a gasolina subirá para R$ 3,37, enquanto o diesel vai para R$ 2,88.
Na última semana a Rede de Defesa do Consumidor (Redcom), formada pelos órgãos públicos que atuam na defesa do consumidor, moveu Ação Civil Pública contra 244 postos da capital por aumento abusivo no preço da gasolina, acima do reajuste nacional que começou a valer desde janeiro.
Para o diretor do Procon/MA, Duarte Júnior, os órgãos de defesa do consumidor no estado se esforçam para fazer com que os postos estabeleçam os novos preços para os combustíveis dentro do estabelecido pelo Confaz.
“O objetivo das ações dos órgãos de defesa é garantir o direito de o consumidor poder se defender diante dos abusos que possam ser cometidos pelos postos, como também por outros estabelecimentos. Então, diante desse quadro de maior atuação e integração desses órgãos, nós esperamos que neste novo reajuste os estabelecimentos respeitem o percentual estabelecido pelos entes federais”, declarou.
Duarte afirmou ainda que o Procon vai continuar atuando e fiscalizando para que novos abusos não venham a ser cometidos. “A fiscalização do Procon é permanente e vai muito além dos postos, se estendendo para estabelecimentos das mais diversas atividades econômicas. Mais uma vez convocamos o consumidor para que também nos ajude a fiscalizar e reivindicar seus direitos”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário