BANNER

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Boi de Barbosa passa a ser patrimônio imaterial do município

Foto/reprodução  Boi de Barbosa - Rosário

Um projeto de lei do vereador Pedrosa Filho que transforma o Boi de Barbosa em patrimônio imaterial foi aprovados pela camara municipal de vereadores de Rosário.

A PL apresentada tem como objetivo reconhecer a manifestação folclórica Bumba Meu Boi de Barbosa, como patrimônio imaterial do Município, fundada em 01 de maio de 1955, no Povoado Mutum, pelo saudoso Camilo Henrique Costa, pai de José Barbosa Lima (Zé Barbosa), que faleceu no ano de 2008, deixando um legado de luta, no campo cultural se tornando um dos ícones da cultura maranhense difundindo nossa rica e tradicional cultura.

O relevante potencial na área do folclore, sendo Rosário reconhecido em nosso País como o criador do Bumba Meu Boi de Orquestra, diante da magnitude da proposta torna-se imperioso que o Poder Executivo Municipal em parceria com o Governo Federal e Estadual, implemente e execute notável obra cultural que dará visibilidade à cultura rosariense, visto que o reconhecimento desta magnífica declaração proporcionará o resgate da nossa identidade cultural, somente assim passarão a entender valorizar e admirar o que temos de mais autentico, o Bumba Meu Boi de Orquestra.

Na área de patrimônio imaterial, vislumbrando implantação de políticas públicas, de inventário, registro, e salvaguarda do patrimônio em comento. Ademais, o Bumba meu Boi recebeu no dia 30 de agosto de 2011, a certificação do título de patrimônio cultural do Brasil. Um valioso reconhecimento à força da tradição que mobiliza a décadas, milhares de pessoas nas comunidades maranhenses.

Nenhum comentário: