BANNER

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Procurador diz que Lobão poderá responder por desestruturação do DNPM

Declaração foi dada nesta terça durante reunião das Comissões de Barragens na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)

O procurador da República José Adércio Leite Sampaio afirmou nesta terça-feira (16) que o Ministro das Minas e Energias em 2013, Lobão, pode vir a ser investigado pela desestruturação do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). A declaração foi dada nesta terça-feira (16) durante reunião das Comissões de Barragens na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

"O MPF fez uma recomendação pela reestruturação do órgão que foi solenemente ignorada pelo ministro, que respondeu apenas de maneira formal. Com isso o DNPM não pode adotar medidas que poderiam evitar a tragédia em Mariana", afirmou Sampaio.

Ainda segundo o procurador, foram ajuizadas 57 ações contra barragens instáveis. "O que nos surpreende é que entre as barragens consideradas inseguras nos laudos tanto do Feam como do DNPM, não estava a de fundão, que tinha um histórico de problemas e vazamentos", declarou.

Sampaio ainda declarou, durante seu discurso, que as apurações revelam sucateamento do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que possui apenas dois técnicos para fiscalizar 317 barragens em Minas.

Por José Victor Camilo

Nenhum comentário: