BANNER

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Secretário anuncia acordo sobre Estatuto do Professor

O secretário da Educação do Maranhão, deputado licenciado Pedro Fernandes, disse que hoje será fechado um acordo com a categoria dos professores. Disse que já está “equacionado” as diferenças do Plano de Carreira, que motivou a greve que acontece há quase um mês.

A declaração foi dada há pouco em entrevista no programa Manhã Difusora, da Rádio Difusora AM 680. Pedro Fernandes disse que ontem houve uma reunião entre ele, o secretário de Gestão e Previdência, Fábio Gondin, e os representantes dos professores. “A questão do Estatuto está encaminhada e agora o sindicato vai levar às suas plenárias”.

Como há um acordo, segundo o secretário, a proposta será aprovada com rapidez pela Assembleia Legislativa.

No início do mês, o secretário Gondin disse que foi sugerida uma tabela de descompressão das referências de todas as classes. Além disso, os professores que se encontram nas Classes I e II, e possuem diploma de nível superior, seriam promovidos para a Classe IV, ainda este ano, e todas as promoções e titulações também seriam pagas em 2013.

As progressões atrasadas seriam concedidas em três parcelas anuais, a partir de 2014. “A proposta resolve todos os problemas que existem hoje e estão afetando os professores há duas décadas”, comentou Fábio Gondim.

Ele também destacou que o plano permitiu, através de lei específica, a criação de novas carreiras de Nível Superior e Apoio Técnico, exclusivamente para o quadro de pessoal da Educação. Garantiu, ainda, a Gratificação de Estímulo Profissional aos Servidores de Apoio Técnico e Administrativo, atualmente lotados na Educação, que desenvolvem atividades de Gestão Educacional e são detentores de diploma de Curso Técnico de Nível Médio na 21ª área.

Nenhum comentário: