A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) realizou, na quarta-feira (6), o III Encontro Regionalizado, na cidade de Morros, na Região do Munim. Com o tema “Construindo Estratégias Intersetoriais de Enfrentamento à Violações de Direitos Humanos no Estado do Maranhão Através da Interiorização da Política”, o seminário tem como objetivo fomentar o debate em torno dos temas relacionados aos Direitos Humanos e promover a articulação e a intersetoralidade política e institucional entre Municípios, Estado e Sociedade Civil de forma regionalizada.
Para a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira, esta é uma excelente oportunidade para sensibilizar e esclarecer a população a cerca das garantias de direitos e combate à violações. “O primeiro passo para essa luta é informar a população, um exercício de educação em direitos humanos, buscando promover estratégias para enfrentar todo e qualquer tipo de violação de direitos”, disse a secretária.
O Encontro contou com palestras voltadas para técnicos, gestores municipais e sociedade civil organizada dos municípios de Morros, Axixá, Rosário, Bacabeira, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Santa Rita. Para a secretária Luiza Oliveira, a participação coletiva é fundamental para a garantia dos direitos. “A sociedade civil, o Poder Público e todas as instituições são responsáveis pela garantia da cidadania de todos os maranhenses, e devemos estar empenhados para concretizar um trabalho que chegue a todos os limites maranhenses, respeitando e garantindo seus direitos”, afirmou Luiza Oliveira.
Durante a programação, o grupo teatral de Morros “Luz do Mundo”, da Igreja Nossa Senhora do Carmo, apresentou uma encenação com um alerta sobre o combate às drogas. “Muito bom sermos alertados sobre todos os maus e ficarmos inteirados dos nossos direitos. Esse evento é muito esclarecedor a todos nós e nos ajudará no nosso dia a dia”, defendeu um adolescente que participou do Encontro.
Além de levar uma cultura de conhecimento de diretos à população, o Seminário apresentou o Plano Nacional Viver Sem Limites e promoveu oficinas e debates sobre questões ligadas às políticas públicas sobre drogas, enfrentamento ao tráfico de pessoas e à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário