Curta a página do Blog no Facebook
Nos últimos anos, a alfabetização tornou-se refém de uma disputa ideológica. As faculdades de educação brasileiras continuam presas ao passado, e ainda não ensinam aos professores e aos futuros professores as evidências da ciência cognitiva da leitura, que são fundamentais nesse processo. A inexistência de um currículo nacional, que determine o que cada aluno deve aprender em cada série escolar, contribui para um cenário ainda mais desastroso, pois falta clareza sobre o que seja alfabetizar ou sobre quando isso deve ocorrer.
Nos últimos anos, a alfabetização tornou-se refém de uma disputa ideológica. As faculdades de educação brasileiras continuam presas ao passado, e ainda não ensinam aos professores e aos futuros professores as evidências da ciência cognitiva da leitura, que são fundamentais nesse processo. A inexistência de um currículo nacional, que determine o que cada aluno deve aprender em cada série escolar, contribui para um cenário ainda mais desastroso, pois falta clareza sobre o que seja alfabetizar ou sobre quando isso deve ocorrer.
Seminário - No Maranhão apenas os municípios de Rosário e São José de Ribamar tivera a oportunidade de participar e propôs um debate científico e fundamentado sobre os grandes temas da educação nacional, o IAB, que promoveu o VII Seminário Internacional, cujo tema foi Como saber se o aluno foi alfabetizado?. O evento aconteceu no dia 21 de agosto, em Belo Horizonte (MG). Onde cinco dentre os maiores estudiosos da aprendizagem da leitura ajudarão a responder as pergunta.
O representantes da Semed em Rosário, foram o secretario de educação do município, Joaquim Neto, da coordenadora do ensino tradicional menor, Renildes Muniz e da coordenadora da educação especial, Regiane Reis.
O representantes da Semed em Rosário, foram o secretario de educação do município, Joaquim Neto, da coordenadora do ensino tradicional menor, Renildes Muniz e da coordenadora da educação especial, Regiane Reis.
Dois jornalistas foram convidados para ampliar a discussão e trazer o debate para o seio da sociedade.
O Seminário com quatro sessões - Na parte da manhã houve dois painéis, mediados pelo professor José Morais, da Universidade Livre de Bruxelas. O primeiro tratou dos conhecimentos necessários para o aprendizado do código ortográfico enquanto o segundo responderá à questão “O que sabemos sobre o aprendizado da leitura e da escrita?”
Na parte da tarde, a terceira sessão abordou o estado da arte da avaliação da alfabetização, e incluiu uma análise do teste ANA do MEC/INEP. A sessão contou com a presença de dois jornalistas que, juntamente com o palestrante convidado, debatera o tema. A sessão final consistiu na tradicional apresentação dos avanços e novidades do IAB.
No dia 22 os educadores de todo os Estados da federação, estiveram em um passeio pelas ruas da cidade de Ouro Preto, onde foi realizada a etapa final do VII Seminário Internacional IAB.
No dia 22 os educadores de todo os Estados da federação, estiveram em um passeio pelas ruas da cidade de Ouro Preto, onde foi realizada a etapa final do VII Seminário Internacional IAB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário