BANNER

quarta-feira, 25 de julho de 2012

CNPq está em busca de jovens cientistas no Maranhão


 
Vencedores da edição 2011 do “Prêmio Jovem Cientista” apresentam seus trabalhos na 64ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que segue até sexta-feira (27) na Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. É o caso da estudante Ana Gabriela Person, de 20 anos, da Escola Estadual Conselheiro Antônio Prado (Etecap), de Campinas (SP), que desenvolveu um projeto artesanal de embalagens ecológicas para mudas, projeto que levou o primeiro lugar da categoria “Estudante do ensino médio”. Além de divulgar suas ações na 64ª Reunião Anual da SBPC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um dos organizadores do prêmio, está em busca de jovens cientistas no Maranhão.

“Nós temos muitas ações ligadas a prêmios, porque é uma grande reunião, a maior do país. Então, há uma grande iniciativa em divulgar os prêmios. O ‘Prêmio Jovem Cientistas’, na realidade, tem uma solenidade de lançamento, de premiação, mas os premiados são convidados a apresentar seus trabalhos na reunião da SBPC. Nós tivemos, ontem, também, o ‘Prêmio José Reis’, que é de divulgação científica. E há outras reuniões em que o CNPq participa relacionadas aos estudos nacionais de ciência e tecnologia, com coordenadores e representantes”, esclareceu o diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral Netto, em entrevista na manhã desta quarta-feira (25). “É um grande evento, porque abrange vários tópicos, é bastante multidisciplinar no aspecto científico. É um evento que chama muito a atenção da sociedade para o tema da ciência, com tradição de ser um evento de impacto nas cidades onde é promovida, então, evidente que a sociedade conhece mais os aspectos da ciência”, completa.

As inscrições para 26ª edição do “Prêmio Jovem Cientista” vão até o dia 31 de agosto. Pesquisadores, universitários e estudantes do ensino médio de todo o Brasil podem participar do concurso, que distribuirá R$ 600 mil em premiações – incluindo o valor de bolsas do CNPq. O tema deste ano, “Inovação Tecnológica nos Esportes”, foi escolhido com o intuito de estimular pesquisadores e estudantes a voltarem suas atenções para o setor esportivo e se alinharem com as demandas governamentais de incentivo para a área, diante da realização da Copa e da Olimpíada no Brasil. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.jovemcientista.cnpq.br. Os três finalistas recebem a premiação das mãos da presidenta da República, Dilma Rousseff, no fim do ano.

Nenhum comentário: