BANNER

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Fora de Rumo: Políticos participam de cara limpa na manifestação em Rosário

A presença de integrantes de partidos políticos e o papel desempenhado por eles na segunda manifestação popular promovida pelo movimento #vempraruaRosário II, na última quarta-feira (26), às 18h00min em Rosário, me fez ter vontade de comentar sobre os diferentes aspectos da manifestação.

Este veiculo de informação Rosariense, acompanhou a manifestação em quase todo o seu trajeto, filmando e registrando. Um esclarecimento importante antes de abordar o que realmente quero: não estou me atrevendo dimensionar ou classificar as manifestações. A propósito, o que penso sobre elas é que são positivas para acordar a sociedade.
Voltando ao assunto.

O que passo a descrever nessa edição são situações que presenciei e me chamaram a atenção. O julgamento caberá ao leitor.

Diversos ex-políticos, que participaram de eleições em 2012 e outros anos estiveram presente na manifestação, o que era uma manifestação do povo e para o povo, com contribuição de jovens, funcionários públicos, autônomos, igrejas evangélica e Católicas, se tornou ou se transformou política, com velhos conhecidos.

No trajeto do percurso, observamos ex-candidato a prefeito, esposa de ex-candidatos, marido de ex-candidata e outros. Teve de tudo! teve líder que veio de São João do Rosário, trazendo com ele uma bandinha para a manifestação e conseguiu se infiltrar e puxar o movimento, o mesmo por várias vezes permaneceu na frente, na liderança da manifestações.

Os manifestantes se mostraram desde o inicio, frontalmente contra a presença dos políticos. A alegação deles é simples: não se trata de um movimento partidário. No entanto, os manifestantes admitiram e permitiram que este mesmo trio, quarteto, quinteto... puxasse o movimento durante todo o trajeto. 

Para confirmar que as manifestações mudaram de rumo, vândalos fizeram uso de uma droga e arremessaram contra autoridades municipal. Um grupo de manifestante estava exaltado em quanto a prefeita atendia democraticamente as reivindicações dos populares, a policia militar teve que intervir na situação. A prefeita que está a 6 meses na administração do município se comprometeu a atender os pedidos feitos na área de Educação, Saúde, infraestrutura...

Uma jovem que estava na  manifestação acabou de confirmar pela rede Social o ocorrido. Nome:Nah Sant's

Muito bem senhora Irlai ... quanto cinismo da sua parte aparecer no meio da nossa manifestação pra pedir microfone pra falar .....Que da a resposta a nós manifestantes,va pra rua tambem com sua corja...chame -nos na Câmara ...dê sua resposta não faça mais a palhaçada que vc fez de querer ir abraça ao povo e pedir nosso microfone.... que vergonha senhora prefeita a rua que vc mora....que vergonha a cidade que moramos, a saúde,a educação.....Pra mim foi bem feito a senhora ter tomado aquele banho de vinho... mas pensando bem foi um desperdiço de dinheiro estragar algo jogando na sua cara .... por que ao invés de vinho deveria ter sido jogado era olho de peroba na sua cara.....
Pra Senhora Irlai ... o povo vive e de caixão e gasolina,mas engano seu... fomos pra rua... poucos mais fomos e fizemos o que o povo nao tem coragem de fazer por medo ,é por isso que vivemos como vivemos, uma população que tem medo de de ir reivindicar o que é seu,e depois fica reclamando que nao tem isso e nao tem aquilo,......
Somos poucos,mais juntos somos mais........
Todavia, o movimento vem saindo do seu trilho original, sob a influência de forças obscuras que buscam manipular as manifestações espontâneas das massas imprimindo-lhes um sentido político reacionário com o objetivo de isolar e desmoralizar os partidos e organizações, desestabilizar o governo, abrindo caminho para o retrocesso neoliberal.

Os problemas sociais no Brasil, alguns deles seculares, são gigantes e, apesar dos avanços registrados nos últimos dez anos, demandam solução urgente. É esta a leitura que devemos fazer do sentimento de revolta popular. O movimento deve sair das ruas e nunca se abster da luta, pois só com mobilização e luta conseguiremos avançar na direção de um novo projeto nacional de desenvolvimento com soberania, democracia e valorização do trabalho.

Chegamos a pensar:

A presença dos políticos seria uma atitude oportunista? Estão querendo se promover? Ou será que os políticos estão certos. Poderiam alegar a falta de líderes no movimento em Rosário? Analisem e tirem as conclusões.

Na próxima postagem acompanhe mais informações e fotos exclusiva.

Nenhum comentário: