BANNER

quarta-feira, 26 de março de 2014

Solenidade marca abertura de aula inaugural na CCPJ de Rosário

Curta a página do Blog no Facebook
Mais uma vez a Prefeita de Rosário Irlahi Linhares Moraes, mostra interesse em resolver os problemas que afligem a nossa sociedade. Enquanto a mídia mundial noticia barbáries nos presídios do nosso estado, o município de Rosário apresenta uma medida inédita no maranhão, que consiste em ofertar à população carcerária do município, acesso à educação através do Programa do Governo Federal Brasil Alfabetizado.

A proposta é oportunizar a continuidade do Ensino dos apenados, colaborando para reeducação da demanda carcerária e posterior inserção na sociedade, com a perspectiva de inclusão destes estudantes, além da elevação da escolaridade e perspectivas no mercado de trabalho e cidadania.

O projeto foi idealizado pela Prefeita Irlahi, e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, com o apoio da Secretaria Estadual da Justiça e da Administração Penitenciária, (SEJAP).
Na tarde da ultima segunda-feira (24/03), aconteceu a aula inaugural do projeto, na Central de Custodia de Presos de Justiça (CCPJ) de Rosário, onde estiveram presentes, a Prefeita Municipal de Rosário Irlahi Linhares Moraes, o Secretário Municipal de Educação Joaquim Neto, O Vereador Josias Santos, Major Emerson e o Secretário de Estado de Justiça e da Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa que exaltou a iniciativa da Prefeita Irlahi, em proporcionar aos internos a oportunidade de se alfabetizarem, descobrindo novos horizontes e uma nova filosofia de vida.

No total 15 internos foram matriculados no programa e receberam todo o material didático, as aulas serão ministradas de segunda à quinta-feira por professores treinados. Ao concluir a alfabetização, a Secretaria de Educação do município implantará o programa Educação para Jovens e Adultos (EJA), para que o interno possa dar continuidade ao seu aprendizado, oportunizando a sua ressocialização através da educação, descobrindo sua identidade e resgatando a cidadania.

“A partir deste momento, vocês não são mais vistos apenas como internos do sistema prisional de Rosário, agora vocês são vistos como nossos alunos, estamos proporcionando a vocês a oportunidade de se reintegrarem ao convívio familiar e social, e traçar novos rumos pra vida de vocês”. Relatou a Prefeita Irlahi.

Nenhum comentário: