BANNER

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Alunos da rede municipal de ensino são destaques em olimpíadas

Aluna Thaís Cristina / Foto Joseias Lima
Rosário - A edição de 2015 das Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, revelou mais uma conquista da aluna, rosariense Thais Cristina Castro Coelho, do 8º ano do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Maria José Macau, que conquistou à medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática, OBMEP (nível 2) na edição 2015.

Com mais essa conquista a escola vem acumulando títulos importantes que direcionam a escola e o sistema educacional como um dos melhores da região e do estado Maranhão. Thaís Cristina é moradora do povoado Sapucaia, zona rural do município e estuda na escola sobre a direção das coordenadoras, Keila Cristina Araujo Pinto (diretora administrativa) e Alcinéia Mendes, que está no terceiro ano consecutivo com alunos medalhistas nesta olimpíada. 

Processo - Os alunos precisaram participar de duas fases para conquistar as premiações. A aplicação das provas aconteceram nas escolas inscritas no OBMEP. A primeira fase ocorreu no dia 2 de junho, onde foi aplicada e avaliada pelos próprios professores da escola. Já a segunda fase aconteceu no dia 12 de setembro, e foram aplicadas por fiscais selecionados pela Coordenação Geral da OBMEP.

A olimpíada é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Participaram da competição, neste ano de 2015, mais de 300 mil alunos de todo País.

Os participantes da 11ª OBMEP foram divididos em 3 (três) níveis, de acordo com o seu grau de escolaridades. No nível 1 ficaram os estudantes do 6° e 7° ano do Ensino Fundamental e da Educação Jovens e Adulto (EJA), já no nível 2 foram os do 8° e 9°, por fim no nível 3 os de Ensino Médio.

Adenielton Moreira Ramos Junior
A estudante Thaís Cristina, premiada com a medalha de bronze é convidada a participar do programa de iniciação Cientifica júnior. Depois que terminar o Ensina Médio e entra para faculdade, pode concorrer a uma bolsa do programa de iniciação Cientifica e Mestrado.

Veja o relatório de premiados como medalhas de bronze

Olimpíadas maranhense - Outro aluno que se destacou no cenário maranhense foi garoto Adenielton Moreira Ramos Junior, que foi classificado em segundo colocado com a melhor poesia feita por um aluno no estado do Maranhão.

A olimpíada maranhense foi desenvolvida com o tema ‘Maranhão, Minha Terra e Minha Gente’, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que realizou, a partir do dia 10 de agosto, a primeira Olimpíada Maranhense de Língua Portuguesa, com objetivo de incentivar a leitura e a escrita e melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos da rede pública maranhense.

Os conteúdos trabalhados deram suporte ao trabalho docente com os alunos, aprimorando o exercício da leitura e da produção de texto. Foram quatro categorias literárias: Poema – para estudantes 6º ao 7º anos do Ensino Fundamental; Memórias Literárias (8º ao 9º anos do Ensino Fundamental); Crônicas (1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).
Da redação/Diário de Rosário

Um comentário:

Jailson disse...

Q todo esse conhecimento adquirido e incentivado através dos professores e demais profissionais q fazem parte da escola Maria José MAcau, sirva de estímulo aos demais alunos, fazendo cidadãos dotados de sabedoria utilizada para o bem! Parabéns a todos e q nas próximas olimpíadas surjam mais talentos! Valeu! Jailson Brito