BANNER

terça-feira, 1 de março de 2016

Justiça determina reforma de Delegacia de Polícia Civil de Humberto de Campos

Estado do MA terá prazo de 90 dias para realizar reforma na Delegacia de Polícia de Humberto de Campos (Foto: Divulgação/Tribunal de Justiça)

A Justiça do Maranhão determinou que o Estado realize no prazo de 90 dias a reforma da Delegacia de Polícia do município de Humberto de Campos, a 153 km de São Luís. Antes dessa liminar o Estado teria se comprometido a realizar essa reforma, além de outros municípios, o que não ocorreu.

A determinação foi baseada em uma Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo o Ministério Público (MP), que comprovou através de provas a situação de completo descaso no prédio destinado à delegacia da cidade.

De acordo com o juiz Raphael Amorim, titular da comarca de Humberto de Campos, houve omissão por parte do Estado no que diz respeito à melhoria das instalações do distrito policial no município.
saiba mais

“Assim, restando comprovada a omissão estatal, na defesa dos direitos fundamentais de matriz constitucional, cabe ao Poder Judiciário garantir a sua concretização, compelindo o Estado a sair de sua inércia e adimplir os direitos desatendidos, sem que tal interferência configure desrespeito à tripartição de poderes, pois a segurança é direito social constitucionalmente garantido, o qual deve ser concretizado a fim de se dar efetividade aos mandamentos da Constituição Federal”, pontuou.

Caso descumpra a determinação judicial o Estado pagará uma multa diária no valor de R$ 10.000,00, a ser revertida a um fundo gerido por um Conselho Federal ou por Conselhos Estaduais de que participarão necessariamente o Ministério Público e representantes da comunidade.
Fonte: G1/MA

Nenhum comentário: