BANNER

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Waldir Maranhão destitui relator e adia julgamento de Eduardo Cunha

O deputado Waldir Maranhão (PP-MA), 1º vice-presidente da Câmara Federal, destituiu o relator da Comissão de Ética, Fausto Pinato (PRB-SP), e assim o julgamento do processo contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi mais uma vez adiado. Um novo relator será anunciado nesta quinta-feira (10) e a finalização dos trabalhos fica prejudicada, pois todos os atos do ex-relator foram tornados nulos.

A decisão de Waldir Maranhão, que acatou reclamação de suspeição pelo fato de Pinato ter pertenceido ao mesmo bloco que elegeu a mesa diretora, gerou acirrado debate na Comissão. A deputada Eliziane Gama (Rede-MA) criticou a decisão da Mesa. 

- “É inaceitável essa ação protelatória. Está feio, está desrespeitoso com o Brasil, querem evitar o que é real: a cassação do presidente desta Casa. É uma invasão nas prerrogativas do conselho”, acusou a deputada. O deputado Manoel Junior (PMDB-PB) afirmou que, após a decisão da Mesa, todo o processo é nulo e que Araújo deve começar do zero, inclusive sorteando três novos relatores. Ele contesta a designação de Zé Geraldo (PT-SP) como novo relator.

O deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) também concordou com Manoel Junior e defendeu que Araújo estabeleça outro sorteio. Moraes defendeu a medida para evitar que qualquer decisão sobre o conselho seja contestada. O líder do Psol, deputado Chico Alencar (RJ), elogiou o trabalho do deputado . 

- “É importante saber o inteiro teor da decisão e quem participou desse processo. Consideramos que há um vício. Decidir num petit comité é suspeito também”, ironizou Alencar.

Nenhum comentário: