BANNER

domingo, 28 de dezembro de 2014

Avião da AirAsia com 162 pessoas a bordo desaparece na Indonésia

Um Airbus A320-200 da AirAsia decola do Aeroporto International de Kuala Lumpur, na Malásia Foto: Joshua Paul / AP
Um avião da companhia AirAsia com 162 pessoas a bordo (155 passageiros e sete tripulantes) perdeu contato com as autoridades em terra neste domingo, enquanto sobrevoava o mar de Java após a decolagem de uma cidade provincial na Indonésia com destino a Cingapura. Os dois países lançaram uma investigação imediata e uma operação de resgate, mas ainda não há nenhum sinal do paradeiro da aeronave, mais de seis horas após o seu desaparecimento.

A AirAsia, uma companhia aérea regional de baixo custo, presente em vários países do Sudeste Asiático, disse em um comunicado que o avião desaparecido, um Airbus A320-200, seguia o plano de voo programado. No entanto, antes de perder a comunicação, tinha solicitado um desvio devido às condições meteorológicas, ainda no espaço aéreo controlado pela Indonésia.

“Não ousamos supor o que aconteceu, exceto que ele perdeu o contato”, disse a jornalistas Djoko Murjatmodjo, diretor-geral interino dos Transportes, na Indonésia. Ele acrescentou que a última comunicação entre o controle de tráfego aéreo piloto foi às 6h17 (horário local, 20h17 de sábado no Brasil), “quando perguntou se ele poderia evitar uma nuvem virando à esquerda e subindo até mais de 34 mil pés”.

Segundo Murjatmodjo, acredita-se que o avião tenha desaparecido em algum lugar sobre o Mar de Java entre Tanjung Pandan na ilha de Belitung, e Pontianak, na parte indonésia da ilha de Kalimantan.

Ele também acrescentou que o capitão tinha um número significativo de horas de voo (6.100), e que o primeiro oficial tinha um total de 2.275 horas de voo. O contato com o aparelho foi perdido cerca de 42 minutos depois de decolar do aeroporto para a cidade de Surabaya, na Indonésia, disse Hadi Mustofa, um funcionário do Ministério dos Transportes, a televisão indonésia “MetroTV”.

O Airbus decolou do aeroporto internacional Juanda de Surabaya, no leste da ilha indonésia de Java, às 05h20, e sua aterrissagem estava prevista em Cingapura às 08h30 (22h30 de Brasília).

De acordo com um comunicado da direção da aviação civil de Cingapura, o contato foi perdido no espaço aéreo indonésio, "200 milhas náuticas (350 quilômetros) a sudeste da fronteira entre as regiões de informação de voo de Jacarta e Cingapura".

O avião tinha dois pilotos, cinco membros da tripulação e 155 passageiros, incluindo 16 menores de idade e um bebê, informou a companhia em um comunicado. Autoridades indonésias tinham dito anteriormente que a bordo da aeronave estavam 161 pessoas, provavelmente porque não tinham contabilizado a criança.

A companhia aérea informou que entre os passageiros havia seis estrangeiros - três sul-coreanos, um cidadão de Cingapura, um da Malásia e um britânico. Em meio aos seis tripulantes, um era francês. No aeroporto de Surabaya, dezenas de parentes estão sentado em uma sala, muitos deles falando em seus celulares e chorando. Alguns pareciam atordoados.

Este é o terceiro grande incidente aéreo deste ano que a Malásia está envolvida. No dia 8 de março, o voo 370 da Malaysia Airlines, um Boeing 777, desapareceu pouco depois de decolar de Kuala Lumpur para Pequim. Até hoje segue desaparecido com 239 pessoas a bordo em um dos maiores mistérios da aviação. Outro voo da Malaysia Airlines, também um Boeing 777, caiu na Ucrânia oriental, enquanto cobria a rota entre Amsterdã e Kuala Lumpur, no dia 17 de julho. Todos as 298 pessoas a bordo da aeronave morreram. Fonte o Globo.

Nenhum comentário: