BANNER

segunda-feira, 29 de junho de 2015

III Feira do Banco do Saber acontece quarta-feira (1) em Rosário

Alunos trocando "Méritos" por Brinquedos na Feira do Banco do Saber

A prefeitura municipal de Rosário, por meio da secretaria de educação (SEMED) realiza nesta quarta-feira (01/07) na praça da Matriz no centro de Rosário, mais uma edição do projeto Banco do Saber. 

Essa será a III edição do projeto criado pelo secretário de educação, Joaquim Neto, que vem sendo umas das ferramentas fundamental de contribuição para alavancar os números na educação municipal de Rosário.

O ponto culminante do projeto da realização da Feira do Banco do Saber é o momento onde os pais e alunos trocam a moeda mérito (que foram conquistadas pelos alunos em sala de aula, através do bom comportamento, notas, participação em sala de aula, participação dos pais na escola e etc,) e fazem a troca por brinquedos, jogos educativos, material escolar, dentre outros brindes.

O que é? - O projeto chama-se “BANCO do SABER” Um projeto de Méritos, que irá funcionar como um sistema de reconhecimento e incentivo aos comportamentos dos estudantes, influenciando na qualidade do ensino resultando em um rendimento escolar, por meio das taxas de aprovação, baixando os índices de evasão escolar (que estava em 15%) e outros. 

Escola Modulada na praça da Matriz
Como funciona? - O Banco funcionará através de méritos, ou seja para cada atitude do aluno (presença em sala de aula, bom comportamento, boas notas, participação dos pais na escola, dentre outros) os alunos receberão “cédulas méritos” com valores que vão de 1 a 50, que serão no final do bimestre trocados por prêmios que vão de mochilas a brinquedos.

Apresentação da Escola Modulada - Ainda na quarta-feira (1º) o secretário Joaquim Neta fará a apresentação à alunos, sociedade, professores, secretários, prefeitos, União dos dirigentes do Maranhão - Undime, governo do estado e outros, do protótico da "Escola Modulada", que tem seu primeiro exemplar exposto na praça da Matriz no centro de Rosário.

Ainda em fase de acabamento, a escola está recebendo, piso, janelas, banheiros e a construção de um refeitório para as crianças realizarem suas alimentações diariamente. Para resfriar o local e garantir a ventilação, o projeto conta telhas ecológica e um exaustor eólico que fica instalado no centro da escola.

Apresentação de danças locais na feira
A escola é construída em pré-moldado, com partes de encaixes, podendo ser transportado com facilidade devido ao baixo peso das peças. Com espaço de aproximadamente de 44 m² e capacidade de até 40 alunos, a principal visão do idealizador Joaquim Neto é substituir as escolas de taipas em povoados de difícil acesso.

Banco do Saber em São Simão - A prefeitura de Rosário, avançou neste ultimo ano e está levando o projeto do Banco do Saber para o povoado São Simão, distante 3 km da sede.

A I feira no povoado vai acontecer no dia 03/07, onde alunos da rede municipal do povoado terão a oportunidade de fazer a troca dos Méritos por brinquedos e outros objetos oferecido durante a passagem da feira no povoado.

Nenhum comentário: