BANNER

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Manifestação de Pescadores contra a CPI que investigará sindicato em Santa Rita


A manifestação aconteceu em frente a camara de vereadores do município.

O clima ficou quente! Logo cedo a população, mais precisamente os pescadores artesanais de Santa Rita, fizeram o protesto em frente a camara de vereadores do município para tentar barrar uma CPI (comissão parlamentar de inquérito), que pretendiam investigar algumas irregularidades no sindicato de pescadores.

Cerca de 300 dos mais de 4.000 beneficiários estiveram na camara, com faixa, carro de som e apito. A intensão dos populares pescadores eram chamar a atenção e encontrar os vereadores na sessão ordinária que acontece todas as sexta-feira, na parte da manhã.

- A classe de pescadores artesanais se movimentou após um requerimento que o vereador, Ivo Gomes (PDT) apresentou na sessão da última sexta-feira (12), pedindo instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades no sindicato dos pescadores e colônia de pescadores, ambos no município de Santa Rita.

Segundo o parlamentar Ivo Gomes o mais grave, é que o salário materno estaria sendo divido entre os beneficiários e os dirigentes das referidas entidades. Segundo ele, existe hoje cadastrados no município de Santa Rita mais de 4.000 mil pescadores, sendo que R$ 56.000,00 (cinquenta e seis mil reais) é arrecadado todo mês só com mensalidades, e que, o destino desse dinheiro, fica um ponto de interrogação.

Foto/Bernardo Cardoso
Informados que se a CPI fosse instalada, suspenderia o seguro defeso dos beneficiários do município., os pescadores foram instruídos e também receosos de perder do seguro defeso, resolveram se manifestar contra o requerimento apresentado na camara de vereadores.

- Manifestantes também viraram as acusações para a prefeitura de Santa Rita, denunciando a falta de apoio do prefeito Tim Ribeiro e da secretaria de pesca do município. Segundo os lideres, falta maquinas para realizar os seus trabalhos de construção de açudes e outros pertinentes as suas atividades diárias.

Para eles nada esta sendo feito pela população, "além de não oferecer apoio a classe, o município passa por uma de suas piores gestão ao longo da historia politica do município. Falta água, asfaltamento, saúde e educação", destacou um dos lideres.

Sessão cancelada - informados logo cedo da manifestação em frente o poder legislativo do município, os vereadores não compareceram para realização da sessão ordinário, o que resultou em seu cancelamento.

Esta seria a ultima sessão ordinária do parlamento santa-ritense, antes do recesso parlamentar do segundo biênio. Com o cancelamento desta sessão não foi informado se aproxima sessão será solene ou ordinária, pois a pauta ainda não esta completamente enxuta pelos parlamentares.

No calor da manifestação durante a manhã, se fez presente no plenário apenas o vereador de oposição Antonio de Felipe, que de certa forma deu apoio durante o manifesto.

CPI - Segundo informação do presidente da camara de vereadores, Marcio Muniz, o requerimento apresentado pelo vereador Ivo Gomes e aprovado pelos demais edis, não mais existirá e será tirado de pauta.

Ainda informou que nenhuma comissão foi formada para possíveis investigações no sindicato de pescadores artesanais do município. A camara municipal trabalha agora uma segunda maneira de apurar as denuncias feitas pelo vereador.

É mais preciso afirmar que o parlamento pedirá ao presidente dos pescadores documentações que possa comprovar, a movimentação, funcionamento e destino dos recursos, evitando assim a suspensão do seguro defeso.

Nenhum comentário: