O população de Pedreiras e Trizidela do Vale estiveram na manhã do dia 27 de fevereiro de 2013, reunidos na Praça da SUCAM, para juntos mostrarem sua indignação pela criação da PEC 37/11 de autoria do delegado/deputado federal, pelo estado do Maranhão, Lourival Mendes.
A população que foi ontem participar do evento se baseou em uma citação famosa, feita pelo o promotor Edilberto de Campos Trovão: “Quem não gosta do Ministério Público – Os ignorantes porque não conhecem e os desonestos que sabem o motivo”, no seu livro in Reflexões de um aprendiz de Promotor de Justiça no Tribunal do Júri. Do ano de 1.995 , que continua mais atual do que nunca.
No ato de ontem (27), ficou claro que a população de Pedreiras, que ali compareceu, não se enquadra em nenhum dos dois elementos tipificados pelo autor.
O delegado e deputado federal, Lourival Mendes, não pensou no povo que não tem condições de pagar os honorários de um bom advogado para defender seus direitos, ao contrário dos criminosos que praticam crimes administrativos ou como são mais conhecidos: “Crimes do colarinho branco”, dependem da atuação do Ministério Público, em suas defesas.
Nos últimos anos o papel do Ministério Público vem mudando a figura dos promotores de gabinete que restringiam seu contato com o público foi ultrapassada. Nos tempos atuais o papel do ministério público tem aproximando-o da população em uma busca constante pela bem da solução conjunta dos problemas coletivos, que afligem a população, e essa mudança tem ferido interesses outros, talvez aí a justificativa da PEC 37/11.
O ato de ontem, em Pedreiras, foi a inicio de um movimento que está programado para acontecer em todo Brasil, dizendo não a criação desta lei.
Membros da sociedade civil, o secretário de Estado do trabalho, José Antônio Heluy e Vice-governador Washington do PT, foram recebidos pelas promotoras de justiça da comarca de Pedreiras, Sandra Pontes e Lana Cristina, vieram hipotecar solidariedade ao ato e unidos a população seguiram em caminhada, saindo da Praça da SUCAM em direção ao Auditório da Mearim Motos, onde foram feitos diversos pronunciamentos com enfoque na atuação contra a corrupção e o fortalecimento do Ministério Público.
Segundo foi explicado, o manifesto contra a PEC 37/11, acontecerá em todo Brasil, sendo que o seu inicio aconteceu hoje, dia 27-02, no município de Pedreiras. Políticos, membros de partidos, representantes dos sindicatos, funcionários públicos, membros da comunidade, ouviram e participaram de um legítimo ato em prol da justiça e contra a impunidade.
O prefeito Fred Maia, em ato de superioridade onde demonstrou muita maturidade, porque já sofreu os rigores da lei, elogiou o trabalho do Ministério Público e alertou aos novos gestores, inclusive ao seu colega Totonho Chicote, de que hoje não se admite erros na administração pública e que o mesmo tenha pessoas competentes, que saibam respeitar a nova maneira de conduzir a gestão municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário