BANNER

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Compensar para garantir...

Vereador presidente do legislativo, Marcio Muniz
As novas compensações da Vale e do FNDE prevista para 2016 servirá para garantir melhorias na infraestrutura, educação e saúde. Um escape para o município em tempo de crise.

- O vereador presidente do legislativo do município de Santa Rita, Marcio Muniz usou a ultima sessão parlamentar, para fazer algumas explicações da recente viagem que fez, juntamente com o representante do executivo, o prefeito Tim Ribeiro à Brasilia.

O vereador explanou assuntos inerentes a alto sustentabilidade e melhorias na arrecadação do município, que outrora vem sofrendo recessão por conta da crise econômica que afeta todos os município da federação.

Um dos pontos dos discurso feito pelo parlamentar, foi referente ao Marco Regulatório da Mineração, que será pauta das próximas sessões dirigida pelo presidente da camara federal, Eduardo Cunha. 

Para o vereador, Marcio Muniz os município vem perdendo recursos compensatórios da mineradora Vale que usa a linha de ferro carajás que corta o perímetro do município.

"O Estado do Pará recebe da mineradora Vale, que usa a estada de ferro carajás, cerca de 37 milhões; o município de Santa Rita Rita e outros municípios maranhenses, ficam sem receber nenhum tipo de parcela que vem contribuir na melhoria de vida da população. Fica aqui para nós apenas a poluição do ar, sonora e o risco constante de acidentes", disse o vereador Marcio Muniz

Ônibus universitário - Preocupado na garantia do transporte de alunos universitários de Santa Rita, que usam o transporte cedido pela prefeitura municipal, o vereador Marcio Muniz, endereçou um projeto ao FNDE que visa garantir futuramente ônibus universitários para a alunos que precisam estudar em faculdades em São Luís.

- Hoje cerca de cem alunos do município estudam em faculdades na capital maranhense, e que segundo o vereador mais duzentas novas vagas estão sendo abertas em uma faculdade que tem parceria com o legislativo. A grande quantidade de alunos acarreta e aumenta os gastos no orçamento do município, tendo em vista que o ministério da educação repassa apenas a verba do Fundeb, que é responsável apenas pelo ensino fundamental.

O vereador lembrou orgulhoso em tribuna que no final do ano de 2015, cerca de 40 alunos estão formando no município, fruto de uma iniciativa do poder legislativo e do executivo que garante o transporte aos universitários.

O projeto apresentado pelo presidente Marcio Muniz, solicita uma parceria do FNDE com o governo federal, para garantir ônibus universitários a alunos da região metropolitana de São Luís.

Nenhum comentário: