BANNER

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

I Conferência Municipal da Mulher é realizada em Rosário

A Prefeitura de Rosário realizou, nesta sexta-feira (25), a I Conferência Municipal dos Direitos da Mulher. A programação contou com palestras, debates, oficinas temáticas, apresentações culturais e escolha de delegados para a IV Conferência Estadual, que vai acontecer em São Luís no período de 10 a 13 de novembro.

Com o tema “Mais Direitos, participação e poder para as mulheres”, o encontro objetivou debater com a comunidade as estratégias de fortalecimento das políticas para as mulheres e a democratização da participação das mulheres nas diversas esferas institucionais e federativas.

A secretária municipal da Mulher, Jessilde Alves, lembrou que o encontro atendeu o Plano de Governo da prefeita Irlahi Moraes, propiciando às mulheres o poder de compartilhar conhecimentos, competências e informações em relação à melhoria das políticas públicas para mulheres. 

- “A gestão anterior ignorou essa pasta. Precisou uma mulher de visão, precisou uma mulher ser eleita para o comando do poder executivo, para dar fortalecimento e visibilidade para as mulheres rosarienses”, ressaltou Jessilde.

O vice-prefeito Douglas Sena, caracterizou o momento como um importante passo para o ingresso das mulheres na vida pública. 

- “A participação da mulher rosariense na política tem sido ínfima. É importante que vocês estejam participando das instâncias do poder. Vamos nos espelhar na prefeita Irlahi, na secretária Jessilde, mulheres que têm se envolvido na causa das mulheres”, ressaltou. 

Na ocasião, a prefeita Irlahi Moraes listou várias ações desenvolvidas pela administração municipal, como ações para mães rosarienses, caminhada das mulheres, campeonato de futebol feminino, eventos em parceria com o SEBRAE e atendimentos na Carreta da Mulher. Para a gestora, a etapa municipal é fundamental para garantir a amplitude do debate sobre os avanços e desafios da política para mulheres. 

- “Apoiar a conferência é criar, no município, organismos de políticas públicas para as mulheres que sejam eficientes na conquista dos direitos”, afirmou.

Estiveram presentes na Conferência, a secretária estadual da Mulher, Laurinda Pinto, o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Servidores Públicos Municipais de Rosário, Bacabeira e Presidente Juscelino - SISMURB, Raimundo Nonato, o vereador Pedrosa Neco, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Sueli Cordeiro e membros da sociedade civil.
Cely Olivera/Ascom

Nenhum comentário: