O vereador Pedrosa Filho (Necó) apresentou nesta semana na Câmara Municipal de Rosário, o Projeto de Lei Nº 033/2015, que trata da regularização e inclusão de Festival de Bandas e Fanfarras no calendário municipal de festas populares.
Além de autorizar a Prefeitura Municipal a realizar o evento, o projeto descrimina que a realização do evento acontecerá preferencialmente nos dias 05 e 06 de Abril, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura.
De acordo com a matéria, durante o período do festival será realizado, dentre outros eventos, o Concurso de Bandas e Fanfarras Rosariense.
Para o vereador Pedrosa Necó, esses tipos de eventos proporcionam entretenimento, socialização, fortalecimento da cidadania e cultura para a população, portanto, precisam ser reconhecidos como lei.
- "A presença de bandas e fanfarras no seio das escolas rosarienses, é um instrumento de relevante importância para a vida escolar, como também de iniciação à profissionalização musical e formação cultural que vem se tornando tradição em nosso município. No nosso país, os festivais de bandas e fanfarras são realizados de norte a sul, com participação apaixonada e disputa acirrada entre os jovens. Os maestros em sua maioria, prestam serviços sem remuneração, mesmo assim, não perdem o entusiasmo pelo que fazem. Ademais, a música é uma prática social, que institui instância privilegiada de socialização, onde é possível exercitar as capacidades de ouvir, compreender e respeitar o outro. Aludido projeto de lei visa, instituir o Festival de Bandas e Fanfarras no município de Rosário, a qual passará a integrar o Calendário Oficial de Eventos de nossa cidade, na intenção de unir esforços para a valorização do movimento artístico-cultural do nosso torrão. As ações culturais a serem realizadas no evento visam, por meio do intercâmbio com outros profissionais, ao aperfeiçoamento de instrumentistas e de regentes, bem como à formação de novos músicos que, assim, contribuirão no fortalecimento da cidadania por meio da música. O evento que se busca oficializar por meio da presente proposição trará grande benefício, pois fortalecerá a integração da ordem socioeconômica, permitindo o crescimento das crianças, dos adolescentes e adultos por meio da música, evitando possíveis desvios e ociosidade, principalmente de jovens proporcionando uma oportunidade de desenvolver e aprimorar a sensibilidade das pessoas, com relevante e importante crescimento cultural e valorização da autoestima", disse Necó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário