BANNER

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Número de assassinatos chega a quase 700 em São Luís


Dezembro já é o mês mais violento do ano na Grande São Luís. Até a quarta-feira (26) foram registrados pelo Instituto Médico Legal de São Luís, 77 assassinatos com arma de fogo ou arma branca. Em todo o ano, segundo o IML, aconteceram nada menos que 692 mortes, uma média de dois casos por dia.

O crescimento da criminalidade aconteceu a partir do segundo semestre. Em setembro, quando houve o primeiro recorde em assassinatos, as autoridades policiais (tanto da parte da Polícia Civil como da Militar) prometeram intensificar o combate. Nos últimos três meses houve uma série de outras promessas nunca cumpridas.

Para a polícia, o número de crimes estaria ligado com o tráfico de drogas. Em muitos casos, de acordo com os policiais da capital, aconteceram acertos de contas entre gangues rivais e de traficantes com devedores de droga. A mais consumida já é o crack, que provoca alterações significativas no ser humano. Para sustentar o vício, os viciados acabam praticando pequenos delitos com violência.

Mas para muitos especialistas e para boa parte da população que se manifesta nos programas de rádio e nos telejornais da Difusora, falta uma ação mais incisiva do setor de segurança. A polícia não faz seu trabalho preventivo e até mesmo a Justiça é apontada como responsável pela situação. É que em diversos casos, bandidos acabam sendo beneficiados pela legislação criminal.

Quadro de assassinatos

Janeiro – 59, Fevereiro – 51, Março – 50, Abril – 58, Maio – 44, Junho – 41, Julho – 56, Agosto – 62, Setembro – 75, Outubro – 67, Novembro – 57, Desembro – 77 (até dia 26)

Fonte: IML de São Luís

Nenhum comentário: