BANNER

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Assunto polêmico: Contas de Bimba é desaprovada pela câmara de Rosário


No objetivo de tratar em plenários de todos assuntos, indicações, projeto de lei... pendentes no poder legislativo de Rosário, os 13 edis se reuniram nessa segunda-feira (1º) para enxugar as pautas existentes durante todo o ano de 2014.

Com a pauta limpa os parlamentares poderão, na volta do recesso, iniciar as atividades que são atribuída, sem que haja assustos do ano anterior. A sessão realizada nessa segunda, ficou marcada no anais da casa legislativa como uma das produtiva e debatida pelo vereadores, e que sem sombra de duvida uma das mais intensa já realizada.

Contas de Bimba - A sessão considerada histórica, chamou a atenção da população, não pela produtividade ou assuntos levados a plenário, mas sim pela votação do julgamento das contas do ano 2010 do ex-prefeito, Marconi Bimba. Durante já alguns anos o voto para julgamento de contas enviada pelo TCE- MA, é feita de forma aberta possibilitando que a sociedade presente saiba quem' votou a favor ou contra determinado assunto ou projeto. 
Vereadores que votaram contra o parecer do TCE
Vereadores foram colocados a prova ou seja na berlinda, ao se pronunciarem sobre o parecer técnico do TCE. Numa votação emocionante cada vereador que se pronunciava se tornava uma expectativa e a cada voto um vibração dos espectadores que acompanhavam o desenrolar das contas do ex-gestor, Marconi Bimba.

O parecer técnico do TCE que julgado em junho, tramita pela camara municipal de Rosário desde o mês de outubro. Com o poder nas mãos, o poder legislativo poderia aprovar ou desaprovar na instancia final em plenário.

- A principio da votação, que iniciou com quatro votos de reprovação, contra dois de aprovação, teve seu placar alterado após o pronunciamento de seis parlamentares que deixou a votação empatada em seis votos contra o parecer técnico e seis votos a favor da comissão da camara.
Vereadores que votaram a favor do parecer do TCE
Com o empate e a camara dividida em suas opiniões, restou um voto para decidir. Quem teve a oportunidade do voto final foi o atual vice-presidente e presidente eleito da casa, o vereador, Agenor Brandão. Em um pronunciamento sucinto o vereador deu seu voto a favor do parecer técnico do TCE, elevando o placar para 7 votos a favor e 6 votos contra. Com esse resultado as contas do ex-prefeito, Marconi Bimba foi rejeitada/desaprovada pela camara de vereadores de Rosário.

Vereadores que votaram pela aprovação das contas do ex-Prefeito: Jardson Rocha (PP); Nazareno Barros (PTdoB); Preto do Raça (PP); Ademar do Sindicato (PRP); Magno Nazar (PRP); Sandro Marinho (PSD)

Vereadores que votaram pela desaprovação das contas do ex-Prefeito: Carlos do Remédio (SD); Jorge do Bingo (PTdoB); Pedrosa Necó (PSB); Josias Santos (PMDB); Kiko (PP); Léo Cavalcante (PTB) e Agenor Brandão (PV).

A votação só encerrou às 23h. Marconi Bimba poderá derrubar a desaprovação, por que não foram obedecidos os trâmites legais de ampla defesa ou seja, Bimba deveria ter sido notificado pela comissão de Orçamento (responsável pela apreciação das contas), para que fizesse sua defesa.

Nenhum comentário: