BANNER

terça-feira, 19 de abril de 2016

Pedido de informações da Secretaria de Saúde gera embates na sessão em Rosário


Na reunião ordinária desta segunda-feira (18), o vereador Magno Nazar (PRB), encabeçou um requerimento em nome do poder legislativo, onde pretende convocar a gestora do município de Rosário, Irlahi Moraes, a ex-secretária de saúde, Mauricéa Lopes e a atual titular da pasta de saúde, Viviane, para uma sessão extra ordinária sem ônus, marcada para o dia 10 de maio, para prestar esclarecimentos sobre as seguintes informações referente a pasta da saúde.

O requerimento apresentado e debatido no grande expediente em nome do poder legislativo, gerou uma polemica durante a sessão, deixando os ânimos exaltados e muita discordância sobre a aceitação e a legalidade do requerimento que tramitou no plenário.

Para o vereador Magno Nazar que levou o discurso para a tribuna, a matéria tramitada é um direito que assegura o poder legislativo, baseado-se no artigo 37, no inciso 13 da lei orgânica do município de Rosário. Segundo o vereador o legislativo vem cumprindo um rito que o compete, mas que o poder executivo continua a insistir em não contribuir com informação a casa legislativa.

Ainda em suas palavras o vereador Magno Nazar, sinalizou há existência de dois requerimentos sobre informações enviados a prefeitura, também não sendo atendidos. O vereador Magno, destacou a falta de respeito com os parlamentares da casa, - "é uma falta de informação e de consideração como os parlamentares, por isso coloquei o requerimento em nome do poder legislativo; é inaceitável e não podemos de forma alguma deixar passar de forma despercebida, se fazemos cobranças é por quer temos fatos que levam a crer", disse.

O líder de governo camara, o vereador Pedrosa Filho, Necó (PMDB), tratou de imediato de rebater a convocação da matéria de convocação apresentada na camara. O vereador Pedrosa, fez um analise preliminar do requerimento 009/2016, e destacou algumas controversas.

Segundo o vereador, do ponto de vista da metodologia do ensinamento que ordena e guia um parlamentar a elabora uma preposição, a introdução e os objetivos devem estar claros para o melhor entender.

Para ele não existe clareza na matéria, do por quer da convocação da gestora Irlahi Moraes? da ex-gestora da saúde? que estar fora do processo do cargo e da atual gestora da saúde. - "Não há aparo constitucional e regimental para que matéria possa prosperar; primeiro, não posso convocar uma prefeita para participar de sessão extra ordinária, sendo sessão extra ordinária apenas para intercorporis", pontuou o vereador Pedrosa Filho.

Outro argumento levantado pelo líder de governo, foi que a redação não estar clara, equívocos e cheia de vícios.  - "O texto da redação diz, sem ônus, para quem? temos que informar, item por item dos assuntos, é PSF? programa de saúde? ações? metas fiscais? são licitações? na matéria não diz o objeto da convocação, discutir esse detalhes em sala fechada, em campo fechado, não é este o caminho", destacou o líder de governo

Apesar do intenso embate entre o vereador Magno Nazar e o líder de governo, Pedrosa Filho, a matéria que trata da convocação da prefeita Irlahi Moares, da ex-secretária, Mauricéa Lopes e da atual secretária de saúde Viviane, foi aprovada na noite desta segunda por maioria simples de parlamentares da casa.

Votaram a favor da convocação os vereadores: Magno Nazar (PRB), Agenor Brandão (PRB) Sandro Marinho (PDT), Preto do Raça (PCdoB), Jardson Rocha (PPS), Jorge do Bingo (PRB), Carlos do Remédio (PCdoB) e Josias Santos (PMDB).

Abstenção: Leandro Cavalcante (PTB), Nazareno (PMN) e Luis Carlos - Kiko (PMDB)
Contra: Pedrosa Filho (PMDB)      Ausente: Ademar Cantanhede
Da redação/Diário de Rosário

Um comentário:

Unknown disse...

Os vereadores estao agindo certo pedido esclarecimento das verbas que chegam para os programas de saude, já que a saude de Rosario nao existe, e o unico que se opoe é somente o de sempre, o que nao representa o povo rosariense, o que faz projetos para prejudicar os pobres vendedores ambulantes e que só se preocupa com ele e a mamada que recebe da prefeita, esse mais conhecido como Necó, que alias deve mudar seu nome para Bocó. Parabens vereadores continuem exigindo explicaçoes, cade a saude? Se vem verbas pra ela onde vai parar? Acho que ta indo parar no bolso de alguem, de quem se doeu. Esperamos que ano que vem esse Sr. Nao nos represente, e diremos "Tchau querido"